MOBILIDADE

Moovit terá dados de Porto Alegre 4l4k4u

App agora tem o as informações sobre rotas através do DataPOA. 5e1v56

17 de janeiro de 2014 - 11:17
Usuários de ônibus terão a vida facilitada. Foto: flickr.com/photos/vejotudoenaomorro/

Usuários de ônibus terão a vida facilitada. Foto: flickr.com/photos/vejotudoenaomorro/

O Moovit, app de transporte público que opera em Porto Alegre desde agosto do ano ado, terá  o a dados da prefeitura sobre rotas de ônibus a partir desta sexta-feira, 17.

Assim como o Google Transit, cujo funcionamento na capital foi anunciado no começo da semana, o aplicativo da startup israelense teve o a dados do através do portal DataPOA.

A diferença frente à aplicação Google é que o Moovit utiliza também informações geradas pelos próprios usuários para construir um mapa de rotas, horários, características de cada linha e veículo e posição geolocalizada dos ônibus, nas quais o serviço se baseava exclusivamente até agora.

“Estamos chegando ao país de forma gradual e entendemos que os resultados obtidos na capital gaúcha serão balizadores para a sequência do nosso projeto”, explica o CEO do Moovit, Omar Tellez.

Gratuito e disponível para Android e iOS, o Moovit está em funcionamento nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Itajaí e Curitiba. 

Segundo dados da empresa divulgados no final do ano ado, cerca de 300 mil usuários brasileiros baixaram o app.

Criado em Israel em 2011, o app já está em operação em diversas cidades do mundo como Roma, Madri, Holanda, Nova Iorque, São Francisco, Chicago, Boston e outras cidades norte-americanas.

O Moovit investiu mais de US$ 4 milhões no projeto mundialmente e já conta com 1,7 milhões de usuários globais, segundo informações divulgadas pela empresa.

Em uma só semana, os usuários de transporte público de Porto Alegre aram a ter o ao Google Transit e ao que tudo indica terão um melhor serviço no Moovit. 

No caso da gigante de buscas, as tratativas da EPTC para fazer a abertura datam de 2011. 

Por coincidência ou não, a empresa começou a movimentação depois da disponibilização no começo de 2011 do Poabus, um sistema bastante parecido com o Google Transit criado por Bruno Jurkovski um estudante de 20 anos da Ufrgs no seu tempo livre.

O sistema foi um sucesso, o que levou inclusive a problemas de serviço gerados pelo excesso de os. O projeto de Jurkovski, que não teve o ao banco de dados da EPTC, também não disponibilizava todas as rotas de ônibus da cidade.

No final de 2011, a EPTC lançou o PoaTransporte, a sua versão do serviço, que, se tinha mais informações sobre linhas, perdia para o site criado por Jurkovski no quesito funcionalidade.

Leia mais 6z23s

OPEN GPS

Lei propõe abrir dados dos táxis em POA 35d28

Há 4401 dias
MONITORAMENTO

Táxi em POA: agora vai ter um livre às 18h? 2f686l

Há 4359 dias
SMART CITY

IBM e Porto Alegre: agora sai casório? 3xe5q

Há 4344 dias
ATÉ O FINAL DO MÊS

Lotações de Porto Alegre terão sistema de bilhete eletrônico 3a2r2q

CELULAR AO VOLTANTE

NY lança “texting zones” para dimunuir acidentes de trânsito 251c5n

SEMÁFORO INTELIGENTE

Itajaí agiliza trânsito com Digicon 5d4k51

ALTERNATIVAS

São Paulo: hackers para resolver o trânsito 3wlk

PARTICIPAÇÃO DIGITAL

POA: dados abertos para público e apps 511n73

FINALMENTE

Porto Alegre já tem Google Transit 2w3gu