.png?w=730)
A Motorola Solutions surgiu da divisão da Motorola Inc com seu braço de mobilidade (Foto: Divulgação)
A Motorola Solutions, sucessora da Motorola Inc., acaba de lançar em São Paulo seu primeiro centro de design de software da América Latina, voltado à pesquisa e desenvolvimento para órgãos de segurança pública globalmente.
Segundo o Mobile Time, a divisão já em operação terá ênfase em sistemas de comando e controle, com um time de 60 profissionais. Parte deles está atuando na sede brasileira e o restante deve ser selecionado até o final deste ano.
A equipe deve criar soluções de atendimento e despacho de divisões de emergência internas e externas, além de trocar experiência com os outros seis centros da companhia – localizados nos Estados Unidos, Índia, Canadá, Austrália, Reino Unido e Polônia.
De acordo com Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions para o Brasil, a empresa viu potencial no país devido à mão de obra qualificada do setor que possui.
“Há mais de 40 anos a gente atua com forças de segurança e forças de emergência. Por isso, é fundamental para nós estarmos sempre investindo no desenvolvimento de soluções para esse mercado”, ressalta Borgonovo.
A Motorola deve continuar investindo no crescimento do novo centro em 2023, mas não especificou valores.
Desde 2011 no mercado, a Motorola Solutions surgiu da divisão da Motorola Inc com seu braço de mobilidade. Sua principal área de atuação é o setor de radiocomunicação, principalmente em comunicação crítica para forças de segurança e defesa.
No segundo trimestre de 2022, a empresa registrou receita de US$ 2 bilhões, alta de 9% em relação ao período diretamente anterior. A expectativa é crescer 10% esse ano.
Seu investimento no Brasil faz parte de um movimento que tem se popularizado entre companhias estrangeiras.
Em junho, o Google anunciou a criação de um novo centro de engenharia também em São Paulo, previsto para 2024.
Em seguida, foi a vez da Ford anunciar a abertura de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Camaçari, na Bahia.