
Everaldo Casaroli. Foto: Divulgação
A Tekiio, uma multinacional mexicana especializada no sistema de gestão para pequenas e médias empresas Netsuite da Oracle, acaba de abrir uma operação no Brasil, sediada em São Paulo.
A nova unidade é comandada por Everaldo Casaroli, um profissional experiente no segmento de ERP.
Nos últimos sete anos Casaroli atuou na AX4B, uma das grandes revendas da Netsuite no Brasil, tendo sido inclusive COO da empresa para essa linha de produtos.
O profissional também ou por consultorias que trabalham com a linha de software de gestão da Microsoft como Inove e MSBS, além de ter sido analista de negócios na Totvs, a maior empresa brasileira de ERP.
A Tekiio é uma parceira grande da linha Netsuite, com 15 anos de atuação, presença nos Estados Unidos e oito países latino americanos, nos quais emprega cerca de 200 funcionários atendendo 190 clientes.
No Brasil, a empresa montou um escritório na avenida Nações Unidas, um endereço com grife em São Paulo, onde trabalham um time de consultores, desenvolvedores e comercial de tamanho não revelado.
A parte istrativa é cuidada por um centro de serviços compartilhados baseado na Argentina.
“A Tekiio chega ao Brasil através de um pedido da própria Oracle devido a grande representatividade que possui atualmente em outros países em atua. O nosso objetivo é alavancar o mercado de NetSuite no Brasil”, afirma Casaroli.
De acordo com Casaroli, a empresa já trabalha com uma conta de “grande expressividade” que deve ser a carta de apresentação da empresa no mercado brasileiro. Em nível mundial, a Tekiio tem alguns projetos chamativos em empresas como OLX, Dafiti e Unilever.
A NetSuite chegou ao Brasil em 2009, quase 10 anos depois de ser fundada na Califórnia, por meio da catarinense SuitePlus, então sua parceira exclusiva no país.
Em 2016, a Oracle comprou a Netsuite por US$ 9 bilhões, um negócio que na época esteve entre os maiores fechados pela multinacional.
A compra deu um pouco mais de visibilidade para a Netsuite no Brasil, com a Oracle mencionando a solução em algumas ocasiões. No geral, o produto seguiu tendo uma existência relativamente discreta.
Uma movimentação importante nos últimos tempos sinalizou que isso poderia mudar.
Em junho de 2019, a Oracle comprou a Oxygen Systems, uma companhia brasileira especializada em NetSuite.
Em nota, a multinacional disse que a adquirida provia localização para os “complexos requerimentos tributários para empresas com operações no Brasil” e que a compra entregará uma experiência de localização “seamless” para o ERP.
A Oracle fez quase nenhum alarde da compra (uma nota mínima só em inglês escondida no seu site) mas ela representa um pulo do gato para o Netsuite no Brasil, uma vez que o tema fiscal é chave para o sucesso de qualquer ERP no país.
As companhias brasileiras de sistemas de gestão gostam de frisar que os seus competidores estrangeiros não conseguem lidar com a complexidade tributária no país.
Superado esse empecilho, o mercado Netsuite do Brasil se torna muito mais atraente para players de fora, como a Tekiio.