
Tablets com o Windows 7 ainda não emplacaram
A Microsoft deve lançar nessa semana um sistema operacional voltado para tablets.
Segundo a agência Bloomberg, a empresa terá duas boas chances para mostrar o produto ao mercado: a conferência All Things Digital D9 e a feira Computex – os eventos se realizam, respectivamente, de 31 de maio a 02 de junho e de 31 de maio a 04 de junho, nos Estados Unidos e Taiwan.
Apesar da proximidade do anúncio, as lojas só devem ver o novo Windows em março de 2012, diz a agência.
Os tablets que rodarão a nova plataforma, diz a Bloomberg, seriam equipados com chips Tegra da NVidia, projetados especialmente para esse tipo de aparelho, com processadores dual core com baixo consumo de energia e processador gráfico integrado.
Patinando na prancheta
Algumas tentativas de embarcar o Windows 7 nos tablets já foram feitas com parceiros da manufatura, mas nada que desbancasse o iPad (da Apple), ou mesmo os modelos equipados com o Android.
Com o lançamento, a MS faz uma nova tentativa de entrar num mercado em que, só a Apple, já vendeu 20 milhões de unidades e esgotou estoques inteiros em dias.
O desempenho da empresa – cujo sistema operacional é o mais utilizado do mundo – é tão insatisfatório que o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, perdeu parte do bônus de final do ano em 2010 e já teve a cabeça pedida por um dos investidores da companhia.
Dados divulgados pela consultoria de mercado Gartner em abril, referentes ao primeiro trimestre de 2011, indicam que o iOS, da Apple, dominará o mercado de tablets até 2015.
Para esse ano, a expectativa é de que a empresa de Cupertino venda 47,9 milhões de unidades do iPad, ficando com 68,7% do mercado.
Na sequência, o Android, deve chegar aos 20% de share, seguido pelo Meego (recentemente abandonado pela Nokia, com 1,1%) e o WebOS (plataforma que já foi da Palm, hoje é da HP, e deve morder 4%).
Já a Microsoft não aparece em nenhuma das projeções da Gartner para o mercado de tablets até 2015.