IOT

Museu do Amanhã: parceria com Cisco 1k6b1j

O acordo inclui o fornecimento de tecnologia e a criação da Oficina Digital Criativa. 4w4h4b

28 de abril de 2016 - 12:00
A Cisco fechou uma parceria tecnológica com o Museu do Amanhã. Foto: Bernard Lessa.

A Cisco fechou uma parceria tecnológica com o Museu do Amanhã. Foto: Bernard Lessa.

A Cisco fechou uma parceria tecnológica com o Museu do Amanhã que inclui fornecimento de tecnologia de colaboração e a criação da “Oficina Digital Criativa” no Laboratório de Atividades do Amanhã. 

O espaço oferecerá cursos, roteiros e kits de desenvolvimento criativo em internet das coisas (IoT), além de painéis de visualização artística dos dados que estarão sendo trabalhados pelos participantes.

A iniciativa da Cisco e do Museu do Amanhã pretende incentivar o ecossistema de inovação em IoT e o uso da tecnologia pela comunidade através do fomento ao desenvolvimento de novas soluções em cima da plataforma conectada urbana que a Cisco está implementando no Porto Maravilha. 

A parceria, que faz parte do projeto de Legado de Inovação Urbana da Cisco no Porto Maravilha, oferece um pacote de ações previstas para o segundo trimestre de 2016.

Como parte da parceira, a Cisco também fornecerá tecnologia de colaboração, dotando o Laboratório de Atividades do Amanhã, o Observatório do Amanhã e o Auditório do Museu com as soluções de telepresença e webex. 

O Laboratório de Atividades do Amanhã é um espaço dedicado à inovação e à experimentação com dois focos principais de atuação: os efeitos e resultados das tecnologias exponenciais como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, genômica, impressão 3D, nano e biotecnologia e o futuro de temas como trabalho, urbanização, fabricação e alimentação. 

Já o Observatório do Amanhã funciona como um radar do museu, que captura e transmite informações geradas a partir de diferentes centros de conhecimento nas áreas de ciência, cultura e tecnologia. 

“Queremos estimular a inovação por meio do desenvolvimento de soluções digitais com base na IoT e digitalizar a colaboração entre o museu e o mundo. A parceria permitirá que artistas digitais, desenvolvedores de aplicativos, engenheiros, estudantes, pesquisadores e outros profissionais experimentem soluções que transformam a vida dos cidadãos em ambientes urbanosl”, afirma Nina Lualdi, diretora de Inovação da Cisco na América Latina.

Esta parceria visa promover a inovação social e urbana no Porto Maravilha. Por meio de ações dos setores público e privado, o Porto Maravilha tem o objetivo de ser um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes. 

O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo o Banco Santander como Patrocinador Máster.

Com custo total de cerca de R$ 230 milhões, o museu foi aberto em dezembro de 2015 e recebeu cerca de 25 mil visitantes em seu primeiro final de semana de funcionamento.

Leia mais 6z23s

AMÉRICA LATINA

Cisco tem nova diretora de canais 1r3b3q

Há 3372 dias
AQUISIÇÃO

Cisco reforça Spark com Synata 222c4b

Há 3363 dias
O

Dante Alighieri turbina Wi-Fi com Cisco 696k3h

Há 3361 dias
CADEIRAS

Albuquerque, ex-CA, assume Cisco 711r5v

DocuSign: acordos com IBM, Deloitte e Cisco 25w6u

REDE

Linktel usa Cisco para wi-fi em aeroportos 123h47