PROJETO PILOTO

Nestlé: blockchain para rastreio da cadeia de suprimentos 34633y

A empresa vai integrar o OpenSC, plataforma de blockchain para o consumidor rastrear sua comida de volta à fazenda.  5cz33

04 de julho de 2019 - 11:23
A Nestlé se torna a primeira grande empresa de alimentos e bebidas na OpenSC. Foto: Divulgação.

A Nestlé se torna a primeira grande empresa de alimentos e bebidas na OpenSC. Foto: Divulgação.

A Nestlé busca transparência para a cadeia de suprimentos ao firmar uma parceria com o OpenSC, uma plataforma de blockchain que permite aos consumidores rastrear sua comida de volta à fazenda. 

Com o acordo, a Nestlé se torna a primeira grande empresa de alimentos e bebidas a divulgar que terá um piloto com a tecnologia blockchain aberta dessa maneira.

Fundada pelo WWF-Austrália e pelo Boston Consulting Group Digital Ventures, o OpenSC desenvolveu uma plataforma que dará a qualquer pessoa, em qualquer lugar, o a dados de sustentabilidade e cadeia de suprimentos que podem ser verificados de forma independente.

O programa piloto inicial irá rastrear o leite de fazendas e produtores na Nova Zelândia para as fábricas e armazéns da Nestlé no Oriente Médio. Mais tarde, a tecnologia será testada usando óleo de palma proveniente das Américas. 

Esses pilotos permitirão à Nestlé entender como o sistema é escalável. 

"Queremos que nossos consumidores tomem uma decisão informada sobre sua escolha de produtos, ou seja, escolher produtos produzidos com responsabilidade. A tecnologia Open Blockchain pode nos permitir compartilhar informações confiáveis com os consumidores, um caminho ível", destaca Magdi Batato, vice-presidente executivo e head de operações da Nestlé.

A Nestlé vem testando a tecnologia blockchain desde 2017, em especial com a IBM Food Trust. Em abril, ela deu aos consumidores o a dados de blockchain pela primeira vez, através do purê Mousline, na França. O blockchain permite o registro da origem e destino de um produto, desde a produção até a chegada ao consumidor final, de forma inalterável.

"Essa tecnologia blockchain aberta permitirá que qualquer pessoa, onde quer que esteja, avalie nossos números e informações de fornecimento responsável. Acreditamos que é mais um o importante para a divulgação completa de nossas cadeias de fornecimento, anunciada pela Nestlé em fevereiro deste ano, elevando o nível de transparência e produção responsável globalmente", explica Benjamin Ware, diretor global de fornecimento responsável da companhia

A Nestlé está presente em 194 países e conta com mais de 328 mil colaboradores. O portfólio de produtos soma mais de 2 mil marcas, como Nescafé, Nespresso, Ninho e Leite Moça. 

No Brasil, a empresa tem 31 unidades industriais e emprega mais de 22 mil colaboradores diretos.

Leia mais 6z23s

CONCORRÊNCIA

Itaú tem transferência rápida para exterior 1z1m49

Há 2159 dias
FEBRABAN

Rede blockchain envolve 9 bancos 6d4k5t

Há 2172 dias
FINTECH

Social Bank adquire a Vale Presente j4y6b

Há 2187 dias
FINTECH

Social Bank terá moeda com base em blockchain 4w5h45

COMÉRCIO EXTERIOR

Serpro cria rede blockchain para a Receita 523j1v

PARCERIA

IBM e Yara se unem por plataforma para agricultura 1aq5z

SAÍDA

IBM vende Watson Marketing 1st71

TECNOLOGIA

Saque e Pague: Watson para todos 1mb4e

COBRANÇA

Pianezzola, ex-Totvs, está na Tivea 1h1y2i

AZURE

Telefónica e Microsoft tem acordo focado em IA 2l5u2e

NOVIDADE

Oracle estará na Campus Party 3zs59

SOFTWARE

Cheesecake Labs fatura R$ 10 milhões 6e7

DADOS

Assespro-RS: GDPR será foco de ação 1h3x3y

OPORTUNIDADE

Finep investirá até R$ 30 milhões em startups 6y49p

STARTUPS

Roadshow divulga programa BNDES Garagem 4c643f

EXPANSÃO

Nexo AI abre filial em Nova York 602xu