SUSTENTABILIDADE

Odata conquista ISO 14001 1y5hh

Certificação corresponde às diretrizes do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). p5l4r

21 de novembro de 2022 - 12:17
A empresa tem planos de expandir o escopo da certificação para suas outras unidades. Foto: Divulgação

A empresa tem planos de expandir o escopo da certificação para suas outras unidades. Foto: Divulgação

A Odata, provedora brasileira de infraestrutura de data centers, acaba de conquistar a certificação ISO 14001, que atesta que o consumo consciente e as ações sustentáveis são uma prática regulamentada dentro da organização. 

A certificação tem o objetivo de  garantir que as organizações estejam habilitadas para o desenvolvimento contínuo de ações e técnicas sustentáveis, tornando possível mitigar potenciais adversidades das condições ambientais nas instalações da organização e promover um aumento do desempenho ecológico em suas operações.

A ISO 14001 está sob a chancela da TÜV Rheinland Brasil, subsidiária da empresa alemã de certificação de sistemas de gestão.

Na Odata, ela considera os data centers SP02, em Hortolândia, e BG01, em Bogotá, na Colômbia, além dos escritórios istrativos em São Paulo e Bogotá, sendo ligada ao serviço de colocation, composto por projetos de solução, gestão de infraestrutura física, gestão de capacidades, gestão de ativos, gestão de redes, provisionamento e fornecimento de comunicações para data center.

“Com o novo reconhecimento, nossa equipe a a ser avaliada constantemente, perante padrões internacionais que atestam que a organização possui ampla responsabilidade ambiental e que segue com rigor as normas pertinentes”, declara Carlos Salata, gerente de qualidade da Odata.

A empresa tem planos de expandir o escopo da certificação para suas outras unidades, incluindo o data center SP01, em Santana de Parnaíba, e o data center ST01 em Santiago, no Chile.

“A Odata possui uma estratégia de sustentabilidade bastante integrada às diretrizes de negócios. O próximo o, agora, é iniciar os projetos relacionados às certificações ISO 45001 e ISO 22301”, diz Salata.

Em alinhamento com outros pontos, a companhia já possui as certificações  ISO 9001, ISO/IEC 20000-1 e ISO/IEC 27001, além de ter aderido recentemente ao Acordo Climático iMasons (ICA), que busca frear os impactos ambientais e as mudanças climáticas por meio da redução de carbono em materiais, produtos e energia de infraestrutura digital. 

Fundada em 2015, a Odata é uma empresa do Pátria Investimentos, uma das maiores gestoras de investimentos alternativos da América Latina. Atualmente, ela possui seis data centers, sendo três no Brasil, um na Colômbia, um no Chile e um no México.

Leia mais 6z23s

VERDE

Como a nuvem ajuda os executivos de TI no avanço da sustentabilidade 132k23

Há 967 dias
AÇÕES

Take Blip tem projeto ESG com Totvs 612q3v

Há 976 dias
INDÚSTRIA

Randon investe R$ 100 mi em energias renováveis 6u395g

Há 1058 dias
LÂMPADA

Startup quer digitalizar fornecimento de energia 513t4z

IOT

Recife amplia iluminação pública inteligente 653w5r

POTÊNCIA

Energia solar já gera uma Itaipu no Brasil u25i