NUVEM

OpenAI quebra acordo de exclusividade com Microsoft 65k56

Novo acordo permite à startup hospedar workloads na infraestrutura de concorrentes. 264z17

23 de janeiro de 2025 - 17:25
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A OpenAI, criadora do ChatGPT, quebrou o acordo de exclusividade com a Microsoft, sua principal investidora, e poderá, a partir de agora, hospedar seus workloads na nuvem de outros provedores do setor. 

Segundo o Tech Crunch, a mudança faz parte de um novo acordo entre as empresas, que dá direito de recusa à Microsoft e, ao mesmo tempo, abre espaço para que a startup se relacione com concorrentes da big tech.

Anteriormente, a OpenAI havia se queixado de atrasos em seus lançamentos devido a uma falta de capacidade de processamento, o que se tornou uma fonte de tensão entre as companhias.

Isso fez com que, em junho do ano ado, a Microsoft permitisse que a OpenAI fechasse um acordo com a Oracle para expandir sua capacidade.

Em um comunicado, a Microsoft reitera que os elementos-chave do acordo entre as empresas seguem de pé até 2030, citando exclusividade sobre as API’s da startup e um acordo de compartilhamento de receitas que visa beneficiar ambas as partes.

A criadora do ChatGPT, entretanto, só terá uma brecha para se tornar mais independente caso desenvolva um sistema que gere, ao menos, US$ 100 bilhões em lucro.

De acordo com o Financial Times, acredita-se que a OpenAI esteja em busca de anular esta cláusula a fim de receber mais investimentos por parte da big tech.

Leia mais 6z23s

IA

Cacau Show cria assistente virtual 62124

Há 119 dias
IA GENERATIVA

ChatGPT poderá ser usado como assistente virtual 5r47g

Há 125 dias
DISQUETES

Quer usar Copilot? Vai sair caro 4r2x1y

Há 130 dias
ESPECIALIZAÇÃO

Oracle anuncia oitava edição de programa de capacitação 73594b

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Crew.AI capta US$ 12,5 mi 40d4a