
Operadoras querem ampliar a cobertura indoor. Foto: Pammy Pammy/Shutterstock.
Claro, Oi, TIM e Vivo submeteram à análise prévia do Conselho istrativo de Defesa Econômica (Cade) um termo de compromisso que determina que as operadoras possam contratar de maneira conjunta uma ou mais empresas para a construção, instalação e cessão não exclusiva para cobertura indoor em 150 localidades no Brasil.
Segundo o MobileTime, a ideia é poder contratar uma fornecedora para ampliar a cobertura em espaços fechados como shoppings, estádios de futebol e centros comerciais.
Enquanto a infraestrutura será compartilhada pelas quatro operadoras, cada uma será responsável pela operação e prestação dos serviços.
Uma fonte de publicação afirma que a ideia seria instalar small cells para proporcionar a cobertura indoor compartilhada. Segundo o termo, a infraestrutura utilizará solução in-building como e para os serviços, mas, em último caso, a estrutura indoor pode ser utilizada para reforçar o sinal de celular irradiado para o local fechado.
O MobileTime ou o documento e relata que a Vivo ficou responsável pela divulgação de uma RFP aos interessados para a construção e instalação da infraestrutura indoor. Na requisição estarão critérios técnicos e comerciais, além de pré-requisitos acordados entre as operadoras.
A companhia contratada em conjunto pelas quatro teles poderá celebrar contratos de cessão de uso da infraestrutura para outras operadoras. A cessão e o compartilhamento da infraestrutura iva serão feitos de forma independente, diretamente com o fornecedor contratado, pelas quatro operadoras.
O projeto foi submetido somente ao Cade no último dia 8 de outubro, enquanto o termo de compromisso foi publicado pela superintendência-geral da entidade no Diário Oficial da União no dia 20. A RFP, o valor total da operação e os estabelecimentos elegíveis não foram revelados.