.jpg?w=730)
Foto: Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
A prefeitura de Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, está implementando soluções para conexão 5G com a IHS Brasil, subsidiária da operadora e desenvolvedora de infraestrutura compartilhada IHS Towers.
Com o objetivo de melhorar a conectividade sem interferir no patrimônio histórico do município, os equipamentos e órios da infraestrutura de conectividade são “camuflados” dentro de bancos de praça, floreiras e postes de iluminação.
Declarada Monumento Nacional em 1933, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980, Ouro Preto é considerada um dos principais destinos histórico-culturais do Brasil.
Em 2019, antes da pandemia da Covid-19, a cidade recebia cerca de 500 mil turistas por ano, segundo o Ministério do Turismo.
Segundo a IHS, todas as soluções desenvolvidas para o projeto foram aprovadas pelo IPHAN.
No mercado desde 2001 e com sede em Londres, a IHS Towers é uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações por número de torres.
A companhia possui quase 40 mil torres em seus 11 mercados, incluindo Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda, África do Sul e Zâmbia.