Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Vista área do Porto Digital em Recife. Foto: divulgação.
O Porto Digital de Recife conquistou, pela terceira vez, o título de melhor parque tecnológico do país da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), nesta quinta-feira, 03.
Com a conquista (as outras foram em 2011 e 2007), o Porto Digital se tornou o parque com mais premiações, superando os gaúchos Tecnosinos (2010 e 2014) e Tecnopuc (2004 e 2009).
Os prêmios são concedidos desde 2004. Vale destacar que os premiados tem um período de “quarentena” de três anos antes de poderem se inscrever novamente (veja a lista completa dos premiados aqui).
“Nosso trabalho foca no desenvolvimento tecnológico e econômico do estado de Pernambuco e do Brasil, sendo gratificante perceber que nossas atividades são percebidas por uma entidade de porte nacional como a Anprotec”, avalia Guilherme Calheiros, diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital.
O Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife, uma região antes degradada, expandido para bairros vizinhos, totalizando uma área de mais de 149 hectares.
Desde a fundação do Porto Digital, já foram mais de 50 mil metros quadrados de imóveis históricos restaurados, nos quais estão instalados 259 empreendimentos, organizações de fomento e órgãos de governo e cerca mais de 8 mil colaboradores. Em 2010, eles superaram um faturamento de R$ 1 bilhão.
O parque também opera na cidade de Caruaru, localizada no Agreste Estado de Pernambuco, com o Armazém da Criatividade, ambiente de inovação voltado para o setor produtivo da região, que tem como foco a produção têxtil.