EXPANSÃO

Porto Digital quer dobrar funcionários até 2025 3n4u4r

Atualmente, o parque conta com cerca de nove mil profissionais em 300 empresas. 4b3d3f

18 de março de 2019 - 11:02
O Porto Digital conta com cerca de nove mil profissionais em 300 empresas. Foto: Divulgação.

O Porto Digital conta com cerca de nove mil profissionais em 300 empresas. Foto: Divulgação.

O Porto Digital, parque tecnológico localizado em Recife, quer chegar em 2025 com cerca de 20 mil colaboradores distribuídos em 500 a 600 empresas no ambiente. Com isso, a ideia é somar um faturamento anual de R$ 3,5 bilhões entre as companhias do parque. 

Atualmente, o Porto Digital conta com cerca de nove mil profissionais em 300 empresas, reunindo um faturamento anual de R$ 1,7 bilhão. 

Para atingir a expansão, o Porto Digital terá três núcleos de atividades: Negócios e Inovação, Gente e Território.

Na área de negócios, o foco é atrair mais companhias para o parque, desenvolver mais startups, montar uma rede de negócios, abrir novos mercados e buscar mais investimentos. 

“Hoje cerca de 50% das residentes do parque são startups e pequenas e médias empresas. Além de seguir o trabalho do Porto Digital de acelera e incubar startups que podem seguir no espaço ao longo de seu crescimento, o C.E.S.A.R. tem um produto hoje para incubar departamentos de inovação de empresas tradicionais no parque, atraindo novos nomes para o ecossistema”, relata Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

O Porto Digital também aposta nas iniciativas de formação de mão-de-obra por meio de parceria com universidades e atração de colaboradoras por meio do programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (MINAs).

O MINAs tem como objetivo fortalecer a presença de mulheres nas áreas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e economia criativa, com foco em Pernambuco, especialmente nas cidades do Recife e Caruaru. 

Com a previsão de crescimento, a estratégia de território é acomodar a expansão do Porto Digital. Entre as oportunidades vislumbradas está a área do bairro de Santo Antônio, com melhoria das infraestruturas da região para atender às necessidades de empresas de alta tecnologia.  

Além das atividades-fim, o Porto Digital irá desenvolver também as atividades-meio nas áreas de espaço e sustentabilidade. Entre as propostas estão o avanço na estrutura patrimonial, a busca pela iniciativa privada para o encaminhamento de projetos autossustentáveis, geração de caixa para projetos, escalabilidade de soluções e foco no resultado.

O Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife, mas já conta com áreas de expansão para os bairros de Santo Antônio, São José e Santo Amaro - o que totaliza uma área total de 171 hectares na capital pernambucana. 

A região, antes degradada e de pouca influência na economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado. 

Desde a fundação do parque tecnológico, em 2000, já foram restaurados mais de 84 mil metros quadrados de imóveis históricos.

Atualmente, o Porto Digital abriga 316 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo, com 9 mil colaboradores e 800 empreendedores.

Entre as grandes empresas presentes no parque estão Accenture, Neurotech, In Loco Media e Avanade.

Leia mais 6z23s

PARQUES

4all vai para o Tecnopuc 6u2v24

Há 2264 dias
ESPAÇOS

Partec Green tem salas no Tecnosinos 6y529

Há 2279 dias
ECOSSISTEMA

Acate leva LinkLab para ville n4f4u

Há 2284 dias
CONTRATAÇÃO

Ex-Accenture lidera nova unidade do CESAR 265j1l

NOVIDADE

Oracle estará na Campus Party 3zs59

INOVAÇÃO

Fábrica do Futuro: novo espaço no Quarto Distrito 2x2qf

INDÚSTRIA

Fiates é diretor de inovação na Fiesc 1b3v5f

SAÚDE

Toth Lifecare constrói fábrica no Feevale Techpark 103c4t

WEARABLES

Planeta Atlântida terá pagamento por aproximação 3l26m

INOVAÇÃO

Santa Casa vai acelerar startups 146db

SANTA CATARINA

Termica Solutions irá para o Ágora Tech Park 11u5j