.png?w=730)
Foto: Depositphotos
A PwC, uma das maiores companhias de consultoria e auditoria empresarial do mundo, fechou um acordo com a OpenAI, criadora do ChatGPT, para se tornar a primeira revendedora dos produtos de inteligência artificial generativa da companhia e sua maior cliente corporativa.
O valor e os termos do acordo não foram divulgados pelas partes, apesar da PwC ter confirmado ao The Wall Street Journal que o movimento faz parte de um investimento de US$ 1 bilhão que a companhia pretende realizar dentro de três anos em inteligência artificial.
Segundo a publicação, entre as unidades americanas e britânicas da consultoria, a tecnologia da OpenAI será usada por mais de 100 mil funcionários, incluindo os modelos mais recentes da companhia, como o ChatGPT-4o.
De acordo com o The Wall Street Journal, a ideia é que os colaboradores aprendam a usar as soluções e as apliquem internamente antes de reá-las aos clientes.
No último ano, a PwC já vinha investindo tempo em ensinar seu time a usar ferramentas de IA e desenvolver suas próprias soluções, que eram disponibilizadas aos clientes.
Até o momento, 95% dos trabalhadores da empresa nos Estados Unidos já dedicaram 360 mil horas a atividades voltadas para inteligência artificial generativa.
A companhia também chegou a desenvolver um chatbot batizado de ChatPwC, baseado na tecnologia da OpenAI, usado globalmente por mais de 100 mil funcionários que experimentaram uma alta de 20% a 40% em produtividade.
“O poder da inteligência artificial generativa já está transformando nossos ambientes de trabalho e rotinas. [Esse investimento] irá expandir nosso ecossistema de tecnologia, aprofundar o uso da GenAI em nossa corporação, e possibilitar a escalabilidade das capacidades de IA através dos negócios para ajudar a promover um impacto acelerado em nossos clientes”, disse a PwC em um comunicado oficial em seu blog.
Atuando no Brasil há mais de 105 anos, a PwC possui cerca de 4 mil profissionais no país, distribuídos em 15 escritórios em todas as regiões brasileiras.
A empresa fornece serviços nas áreas de auditoria e asseguração, consultoria tributária, consultoria estratégica e assessoria em transações. A PwC está presente em 155 países e conta com mais de 295 mil funcionários.
Fundada em 2015, a OpenAI tem sede em São Francisco e se define como uma empresa de pesquisa e implantação de inteligência artificial.
O ChatGPT, desenvolvido pela startup, tem um formato de diálogo que permite responder a perguntas de acompanhamento, itir seus erros, contestar premissas incorretas e rejeitar solicitações inadequadas.
Segundo a CNBC, a empresa estaria perdendo centenas de milhões de dólares devido aos altos custos de computação associados à inteligência artificial generativa. Agora, o acordo com a PwC pode significar uma nova luz para a companhia.