
Rafael Steinha, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm para a América Latina. Foto: Divulgação.
A Qualcomm tem a intenção de criar um Centro de Referência para o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de acelerar a adoção de internet das coisas no país.
A empresa propõe um Centro de Referência para Cidades Inteligentes que funcione como uma colaboração público-privada com um centro de pesquisa ou universidade a serem selecionados.
O objetivo principal da iniciativa é demonstrar o que existe de mais avançado em soluções para cidades inteligentes e apoiar es públicos na aplicação de novas soluções em cidades brasileiras.
“A Qualcomm Technologies entrega diariamente mais de um milhão de chips para Internet das Coisas e tem amplas condições de apoiar o ecossistema nacional de IoT. A Internet das Coisas pode melhorar a produtividade do país, além de abrir grandes oportunidades de qualidade de vida e econômicas. Com soluções sendo desenvolvidas localmente, temos maior capacidade de atender as demandas específicas do brasileiro”, afirma Rafael Steinha, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm para a América Latina.
Em outubro do ano ado, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentaram o estudo “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”, que inclui um plano de ação para o fomento e implantação de novas tecnologias no país.
De acordo com o relatório, a aplicação de tecnologias de internet das coisas pode gerar um impacto econômico de US$ 50 a 200 bilhões por ano até 2025, o que representa cerca de 10% do PIB do país.