
Terminais recebem 38% dos pagamentos nas lojas onde estao instalados. Foto: Fabiano Panizzi.
A Lojas Renner, uma das maiores varejistas de moda do país, acelerou a adoção de terminais de autoatendimento ao longo do ano ado.
Terminais com tecnologia RFID permitem a leitura simultânea de todos os itens adquiridos pelos clientes e já estão presentes em mais de 50% de suas lojas
A marca fechou o ano com 742 dispositivos distribuídos em 213 lojas, um aumento de 60% no total de pontos de venda onde a tecnologia estava disponível.
Agora, mais da metade das lojas da Renner já tem um dos terminais, comprados da empresa catarinense Videosoft.
Neles, o comprador faz todo o processo de pagamento, com ajuda de tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID).
Com os chips de RFID, todos os produtos numa cesta são lidos, registrados e os alarmes dos chips são desligados de uma só vez.
De acordo com a Lojas Renner, a empresa é pioneira na adoção dessa abordagem no varejo de moda brasileiro.
Os terminais funcionam integrados com os meios de pagamento próprios da Lojas Renner, como o Pague Digital, por exemplo, dá ao cliente a opção de realizar suas compras por meio do app da Renner instalado em seu próprio smartphone, e o Venda Móvel, que permite ao consumidor finalizar sua compra com a ajuda de dispositivos móveis da Renner, em qualquer local da loja.
A praticidade dos caixas vem conquistando os consumidores: atualmente, eles são responsáveis por cerca de 38% dos pagamentos nas lojas onde estão instalados.
“Os caixas de autoatendimento materializam o compromisso da Renner de encantar os clientes e avançam na digitalização da jornada de compras em loja, trazendo mais agilidade e praticidade nos processos e no atendimento”, explica a diretora de Operações da Lojas Renner S.A., Fabiana Taccola.
A Lojas Renner começou a instalar os terminais de self check out em 2022.
As novas máquinas são da Videosoft, uma empresa catarinense que é referência nesse mercado, com 20 mil totens instalados em companhias como Azul, Lojas Pernambucanas, Spoleto, entre outras.
(Uma curiosidade para os leitores. Como muitas empresas, a Lojas Renner não abre quem é o fornecedor dos seus terminais. Acontece que a reportagem do Baguete é atenta e viu o logo da Videosoft nas fotos de divulgação enviadas pela Renner).