
Resultados Digitais optou por não arriscar. Foto: Divulgação.
A Resultados Digitais cancelou o RD Summit 2020, um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina, previsto para acontecer em Florianópolis entre os dias 28 a 30 de outubro.
Realizado desde 2013, o evento já atraiu 40 mil visitantes, 12 mil deles só na última edição, em 2019. O motivo são as preocupações com o coronavírus. O RD Summit 2020 não será remarcado, ficando agora para 2021.
“Nós não sabemos como a pandemia global do coronavírus irá evoluir, o que acontecerá nas próximas semanas e, muito menos, em outubro. Diante dessa imprevisibilidade, não podemos expor você e toda uma comunidade a nenhum risco”, resume a empresa em nota.
Parte da preocupação da Resultados Digitais é também com a viabilidade financeira do evento, em meio a um cenário de crise econômica.
“O cenário sugere cautela, também, do ponto de vista financeiro. Sabemos, também, que o RD Summit é um grande investimento, envolve logística, planejamento e muitos outros esforços. E, neste momento, acreditamos que todos os esforços devem estar voltados ao que é mais importante para você”, aponta a companhia.
A Resultados Digitais vai reembolsar integralmente quem comprou ingressos e falou que está “trabalhando em medidas” para “minimizar” o impacto para a cadeia de fornecedores e patrocinadores.
Vale notar que a Resultados Digitais optou por cancelar um grande evento previsto para acontecer dentro de seis meses, o que é uma decisão inédita até o momento.
Na primeira onda de cancelamentos de grandes eventos do setor de tecnologia no país, quando eclodiu a pandemia, a maioria dos organizadores optou por adiar eventos previstos para acontecerem no final de março e abril, colocando as novas datas no segundo semestre, o que na época parecia seguro.
Assim, o VTEX Day, outro evento para milhares de pessoas previsto para acontecer em São Paulo nos dias 15 e 16 de abril, foi transferido para 02 e 03 de setembro.
A IT Mídia também anunciou a transferência do IT Forum 2020, previsto para acontecer em entre os dias 17 a 21 de abril na Bahia, para 04 e 08 de setembro no mesmo local.
Eventos como o IT Symposium do Gartner e o SAP Now! também ficaram para setembro, inclusive com coincidência de datas.
Além da combinação de temor pela incerteza sobre a evolução do quadro do coronavírus e dúvidas sobre o cenário econômico dos patrocinadores, boa parte dos organizadores dos eventos transferidos para o segundo semestre ainda precisam disputar o mesmo público entre si.
Parece provável supor que mais grandes eventos optem pela saída da RD Digital, de assumir um prejuízo certo do que arriscar um prejuízo incerto.