.jpg?w=730)
Foto: Deposit Photos.
A RNP, rede brasileira de educação e pesquisa, anunciou um acordo de cooperação técnica com a Elea Data Centers, uma das maiores empresas de data centers do país, para implantar seu segundo Centro Nacional de Dados (CND).
Localizada no data center da Elea em Brasília, a infraestrutura deve entrar em operação no primeiro semestre deste ano.
O primeiro serviço disponibilizado é o de colocation, que viabiliza a estruturação de novas ofertas, como armazenamento de dados de larga escala, nuvem híbrida comunitária, inteligência artificial e Computação de Alto Desempenho (HPC, na sigla em inglês).
“Essa parceria é uma visão estratégica que se consolida, estabelecida com uma empresa de data centers reconhecida pela operação de ambientes altamente especializados e com ações efetivas relacionadas à sustentabilidade energética”, afirma Antônio Carlos F. Nunes, diretor de serviços e soluções da RNP.
Segundo a organização, os CNDs são espaços para a prestação de serviços de forma distribuída em prol das 1,8 mil instituições do Sistema RNP em todo o Brasil. A primeira unidade foi inaugurada em 2024, em São Paulo, no mesmo modelo.
A instituição ainda terá um terceiro centro em Fortaleza, no Ceará, com previsão para entrar em operação no segundo semestre de 2025. Neste caso, o fornecedor ainda não foi divulgado.
Criada em 1989, a RNP foi pioneira ao trazer a internet para o Brasil e, hoje, também disponibiliza serviços personalizados e promove projetos de inovação.
Seu sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. No total, são 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros.
Além de chegar a todas as unidades da federação, a instituição também está conectada às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.
A organização é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Cultura, Saúde (MS) e Defesa (MD).
Fundada em 2018 pela Piemonte Holding, a Elea tem sede na capital carioca e conta com nove data centers distribuídos em cinco das principais metrópoles do país. São dois sites em Porto Alegre, dois em Brasília, três em São Paulo, um em Curitiba e um no Rio de Janeiro.
Em julho do ano ado, a companhia anunciou um plano de expansão de 120MW no valor de cerca de R$ 300 milhões.