CONEXÃO

RNP: colocation com Elea Data Centers 6f3j6z

Infraestrutura localizada em Brasília deve entrar em operação no primeiro semestre deste ano. 1673a

13 de janeiro de 2025 - 11:53
Foto: Deposit Photos.

Foto: Deposit Photos.

A RNP, rede brasileira de educação e pesquisa, anunciou um acordo de cooperação técnica com a Elea Data Centers, uma das maiores empresas de data centers do país, para implantar seu segundo Centro Nacional de Dados (CND). 

Localizada no data center da Elea em Brasília, a infraestrutura deve entrar em operação no primeiro semestre deste ano.

O primeiro serviço disponibilizado é o de colocation, que viabiliza a estruturação de novas ofertas, como armazenamento de dados de larga escala, nuvem híbrida comunitária, inteligência artificial e Computação de Alto Desempenho (HPC, na sigla em inglês). 

“Essa parceria é uma visão estratégica que se consolida, estabelecida com uma empresa de data centers reconhecida pela operação de ambientes altamente especializados e com ações efetivas relacionadas à sustentabilidade energética”, afirma Antônio Carlos F. Nunes, diretor de serviços e soluções da RNP.

Segundo a organização, os CNDs são espaços para a prestação de serviços de forma distribuída em prol das 1,8 mil instituições do Sistema RNP em todo o Brasil. A primeira unidade foi inaugurada em 2024, em São Paulo, no mesmo modelo.

A instituição ainda terá um terceiro centro em Fortaleza, no Ceará, com previsão para entrar em operação no segundo semestre de 2025. Neste caso, o fornecedor ainda não foi divulgado. 

Criada em 1989, a RNP foi pioneira ao trazer a internet para o Brasil e, hoje, também disponibiliza serviços personalizados e promove projetos de inovação.

Seu sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. No total, são 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros.

Além de chegar a todas as unidades da federação, a instituição também está conectada às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.

A organização é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Cultura, Saúde (MS) e Defesa (MD).

Fundada em 2018 pela Piemonte Holding, a Elea tem sede na capital carioca e conta com nove data centers distribuídos em cinco das principais metrópoles do país. São dois sites em Porto Alegre, dois em Brasília, três em São Paulo, um em Curitiba e um no Rio de Janeiro.

Em julho do ano ado, a companhia anunciou um plano de expansão de 120MW no valor de cerca de R$ 300 milhões. 

Leia mais 6z23s

DISQUETES

Quer usar Copilot? Vai sair caro 4r2x1y

Há 130 dias
EXPANSÃO

V.Tal terá mega data center em São Paulo 195hk

Há 134 dias
PORTO ALEGRE

Batistela fica na Procempa 3l3p

Há 147 dias
SEGUROS

Mapfre tem novo diretor geral de TI t2j65

ENCHENTES

BNDES concede R$ 40 milhões à Unifique 3g6s40

OUI

Notre-Dame tem infra de data center 4a746