SEGURANÇA

Rumo: Engemon para prevenção de incêndios 3z4z38

O projeto envolve alarmes, sistema de dilúvio e de supressão de incêndios e hidrantes. 1ch2o

23 de julho de 2019 - 12:43
A Rumo istra mais de 12 mil km de ferrovias. Foto: Divulgação.

A Rumo istra mais de 12 mil km de ferrovias. Foto: Divulgação.

A Rumo, maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina, contratou a Engemon, focada em engenharia multidisciplinar e tecnologia, para implementr uma política de prevenção de incêndios nos terminais de grãos no Porto de Santos, Rondonópolis e Alto Araguaia.

O projeto envolve treinamento para equipes com foco no mapeamento completo de riscos e prevenção a incêndios, alarmes instalados em pontos estratégicos, sistema de dilúvio e de supressão de incêndios com chuveiros automáticos (sprinklers) e hidrantes.

"O sistema evita prejuízos e garante a segurança dos colaboradores e operação contínua da empresa", destaca Franciuberto Araújo, coordenador de gestão de segurança contra incêndio da Rumo.

A partir do contrato com a Engemon, o projeto começa com um mapeamento estratégico das áreas sensíveis a incêndio para definição dos riscos e necessidades.

"No Porto de Santos, por exemplo, estabelecemos como detectar o aquecimento provocado por atrito dos roletes das esteiras transportadoras e aquecimento dos mancais. Para isso, selecionamos as esteiras que levam os grãos até os terminais e definimos o sistema automático de supressão de incêndio e o sistema de dilúvio como as melhores estratégias para minimizar riscos", detalha Orlando Mattos, executivo de vendas da Engemon.

Os desafios do projeto foram a implantação e customização do sistema com os terminais em funcionamento. 

A Engemon também é responsável pela instalação de bombas de incêndio, canhões fixos e oscilatórios nos terminais que atingem vazão de até 1.250 GPM. 

O risco de fogo costuma ser maior na segunda metade do ano, quando há menos chuva, uma nova safra de grãos começa a ser transportada (mais volume nos terminais), mais calor e baixa umidade do ar. 

"O calor intenso nas esteiras que transportam os grãos pode desencadear um incêndio" explica Mattos.

Existem, porém, outras situações, como o descarte indevido de uma bituca de cigarro até o atrito de equipamentos (rolamentos, roletes, desalinhamento ou patinação de correias), curto elétrico desencadeado por roedores, vazamento de combustível e o aquecimento de motores (mancias). Já as fontes de calor que causam incêndio são eletricidade, chama exposta, eletricidade estática, atrito e vasilhames de líquido inflamáveis mal armazenados.

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e istra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. 

A base de ativos é formada por 1 mil locomotivas e 25 mil vagões.

Leia mais 6z23s

PESSOAS

Gerdau usa SucessFactors para o RH 3v1x3c

Há 2136 dias
TENDÊNCIA

Oi tem assistente virtual com IA 4u1y3e

Há 2139 dias
DEBATES

Afinal, a Tesla vai bem ou vai mal? 1j4630

Há 2206 dias
EVENTO

Anitta será palestrante do Universo TOTVS 17q2x

EXCLUSIVO

Porto Alegre terá frota elétrica de aluguel 3y1t5n

FIM?

Fórum de Software Livre acabou em Porto Alegre 2c3k38

EMBALO

Linx quer US$ 300 milhões na Nasdaq 151u6c

FUTURO

Embratel: R$ 30 milhões em edge computing n3tr