
Mobilidade bem usada faz crescer. Foto: flickr.com/photos/31274959@N08
Empresas com práticas mais maduras de mobilidade têm crescimento de receita três vezes maior em comparação ao mercado geral – com altas de 10,8% contra a média de 3,4%.
É o que indica o estudo Enterprise Mobility Benchmarking, realizado pela SAP como parte do programa SAP Performance Benchmarking.
A pesquisa foi desenvolvida para compreender o grau de adoção e maturidade das melhores práticas na área de mobilidade e o impacto dessa tecnologia sobre o desempenho das empresas, abrangendo mais de 300 companhias de diferentes portes e setores.
O levantamento mostra que, das entrevistadas, o principal grupo de organizações tem margem operacional mais que duas vezes maior (14,8%) em relação à média do mercado (5,9%).
As companhias ouvidas declaram oito dispositivos móveis e dois tablets ou smartphones para cada 10 funcionários e, em média, 23% dos usuários têm o a aplicações como e-mail, mensagens, ferramentas de colaboração e relatórios.
As empresas localizadas entre as 25% com mais funcionários nessa modalidade alcançaram um nível de produtividade por trabalhador até 43% maior do que o grupo de 25% que menos habilitaram esse tipo de o.
Por outro lado, apenas 7% fazem o mesmo com as ferramentas de BI, CRM, gestão de projetos, serviços em campo, HCM e outros sistemas corporativos.
Nesses casos, as margens operacionais das empresas mais maduras foram três vezes maiores do que as das que estão apenas avaliando a implementação.
Outro destaque do estudo é que as empresas que usam ferramentas móveis de BI experimentam um nível de produtividade 7,4% maior do que as que não o fazem, e nas que usam aplicações móveis de CRM e de serviços em campo, as receitas crescem duas vezes mais.
ECONOMIA E PRATELEIRAS LIBERADAS
A pesquisa afirma, ainda, que as organizações conseguem reduzir os custos operacionais em 7,7% com aplicativos móveis para compras, e que o uso de sistemas móveis de gestão de estoques reduz em 22% os dias das mercadorias nos depósitos.
Conforme a SAP, o programa Performance Benchmarking serve como um fórum para que os clientes possam compreender tendências tecnológicas e processos de negócios, identificar fatores para aumentar o desempenho e entender as implicações da adoção das melhores práticas.
Até o momento, mais de 10 mil executivos de mais de 3 mil empresas participaram do projeto.