E-COMMERCE

Saraiva: DB1 para integrar marketplaces 1968j

O projeto impulsionou acordos fechados para vender livros na Americanas, no Submarino e no Mercado Livre. w396w

15 de maio de 2018 - 13:40
A Saraiva adotou a solução Anymarket para integrar diferentes portais de marketplace. Foto: Divulgação.

A Saraiva adotou a solução Anymarket para integrar diferentes portais de marketplace. Foto: Divulgação.

A Saraiva, rede varejista de educação, cultura e entretenimento, adotou a solução Anymarket, desenvolvido pela DB1, para integrar diferentes portais de marketplace.

O projeto impulsionou os acordos fechados para vender livros na Americanbaguete-br.diariodoriogrande.com e no Submarino, ampliando uma estratégia iniciada em setembro de 2017 com a venda de produtos no Mercado Livre.

Para consolidar essas parcerias, por um ano a empresa realizou análises para implantar um um hub de integração com outros varejistas online, até contratar a DB1 em maio de 2017.

A partir disso, o desafio era conseguir cadastrar corretamente o grande volume de produtos a ser gerenciado, visto que o número de anúncios nos marketplaces ultraaria a casa de 500 mil, mesmo a empresa tendo optado por trabalhar com segmentos específicos para cada um dos canais.

Os produtos foram cadastrados de forma gradual, atingindo 10 mil lançamentos na primeira semana. Na semana seguinte, foram 50 mil anúncios, que vem crescendo constantemente. 

Desde outubro de 2017, data da integração com o Anymarket, o número de pedidos nos marketplaces cresceu mais de 390%.

“Neste cenário, algumas funcionalidades contribuíram bastante para esse avanço, já que a plataforma possui o recurso de publicação automática na qual uma vez que o produto é sinalizado para ser anunciado, o Anymarket a a gerar os anúncios de forma automática para os canais definidos”, explica Alexandre Doná, diretor da solução.

De acordo com Mouraci dos Santos, gerente de e-commerce da Saraiva, o sistema trouxe rapidez e maior agilidade para a operação. 

“Optamos por um atendimento de Customer Success exclusivo, o que tem nos ajudado a mapear dados e desenvolver relatórios personalizados, facilitando a tomada de decisão. A plataforma foi desenvolvida para atender as necessidades específicas da nossa operação, com novas funcionalidades, o que trouxe resultados significativos para o sucesso de nossa operação”, complementa.

O Anymarket atende atualmente mais de 850 clientes. Em março deste ano, a DB1 divulgou também um contrato com a Livraria Cultura.

O projeto, feito em setembro de 2017, foi impulsionado por ações como parceria com os marketplaces Carrefour, Magazine Luiza, Via Varejo, B2W e Mercado Livre; a aquisição da FNAC, agregando à rede 12 lojas em sete estados brasileiros; e a aquisição da Estante Virtual, plataforma de venda de livros novos e usados.

A DB1 fechou 2017 com um faturamento de R$ 24 milhões, um aumento de 28% frente aos resultados do ano anterior.

A companhia é uma da dezena de empresas no país a ser certificada MPS.BR no nível A de maturidade, o mais alto do sistema de qualidade de software brasileiro, e tem também o selo CMMI nível 3.

Entre os clientes da DB1 estão nomes como Cooperativa Agrária, Aldo, Cocamar e Banco BMG.

Leia mais 6z23s

GESTÃO

Caminhos para a transformação digital 2ld4q

Há 2566 dias
ESTREIA

Unilever busca startups no Brasil 1p3o5g

Há 2569 dias
MOBILIDADE

Casas Bahia tem zero rating no app 25g40

Há 2571 dias
OMNICHANNEL

Havan usa tecnologia do Google 1st5n

CLIENTES

Shoulder: atendimento com Zendesk 616x6a

OPERAÇÃO

A logística do arrependimento 2zmg

AUTOMÓVEIS

Renault: Hybris para e-commerce do Kwid 6r43t

INTERNACIONAL

Dinamize tem CEO em Portugal 4b4m67

TENDÊNCIA

A hora da verdade para os drones l4i6w