
Marvio Portela, vice-presidente do SAS para a América Latina. Foto: Divulgação.
O SAS, empresa focada em analytics, nomeou Marvio Portela como vice-presidente para a América Latina.
O executivo substitui Conrado Leister, que há dois meses assumiu o cargo de country director da operação brasileira do Facebook.
Portela, atualmente responsável pela área de Performance de Vendas e Novos Negócios na região Ásia-Pacífico, ará a atuar no novo posto a partir de 1º de janeiro de 2018.
Ele irá comandar um time de quase 500 profissionais, espalhados por Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, México, Caribe e América Central.
Durante os 18 meses em que atuou na região Ásia-Pacífico, Portela contribuiu com o crescimento da unidade por sete trimestres consecutivos. Nesse período, teve papel considerado de destaque no processo de transição de lideranças em países locais, na execução de planos estratégicos e na implementação de três estruturas de Inside Sales, localizadas nas Filipinas, China e Japão.
“Foi uma experiência na qual tive a possibilidade de participar de decisões importantes envolvendo os 14 países da Ásia-Pacífico, atuando no desenho e execução dos planos estratégicos para sustentar o crescimento do SAS na região. Isso me deu um preparo adicional para a mudança que estou vivenciando agora”, explica Portela.
Portela ainda possui conhecimento no mercado da América Latina e experiência na liderança de equipes de vendas – atuando tanto no SAS como em empresas como Oracle e BEA Systems.
No SAS Brasil, ele foi head de Vendas e Pré-Vendas, assim como líder do projeto de Cloud Analytics para o SAS América Latina.
“As conquistas do Marvio ao longo dos últimos anos e a sua capacidade de liderança fizeram dele o candidato ideal para a posição. Tenho certeza de que ele irá focar nos pontos fortes do time da América Latina e irá maximizar o crescimento e o impacto da região”, afirma Nick Lisi, vice-presidente global de Vendas do SAS.
Para 2018, o executivo tem traçado um plano de 90 dias, no qual pretende se aprofundar nos objetivos da empresa definidos para o ano. Em paralelo, Portela trabalhará num planejamento estratégico para os próximos três anos, visando manter o crescimento nas áreas onde o SAS já lidera e aumentar os investimentos em segmentos como Cloud, RaaS (Result as a Service), IoT, Inteligência Artificial e outras tecnologias emergentes.
“Para atingir esse objetivo, temos que trazer cada vez mais inovação para o mercado, seguir investindo onde já somos líderes, e explorar novos territórios. Esse conjunto de ações irá permitir mantermos o nível de crescimento desejado”, explica.
No Brasil desde 1996, o SAS conta com mais de 200 clientes. A empresa tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, somando cerca de 200 colaboradores.