
Mauro Cremm. Foto: divulgação.
A Scopus, empresa de TI do grupo Bradesco que fechou o primeiro semestre de 2012 com faturamento de R$ 358 milhões, alta anual de 28%, lança uma linha de serviços para gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, do inglês Mobile Device Management).
O pacote inclui gerenciamento de dispositivos que os funcionários levam para o trabalho, no chamado modelo BYOD (do inglês Bring Your Own Device), sob o ponto de vista de segurança e proteção dos dados, funcionalidades e aplicações.
Se um notebook ou tablet for roubado, por exemplo, o conteúdo armazenado em sua memória poderá ser apagado remotamente e, se for reencontrado, é possível recuperar as informações (wipe restore).
“A quantidade de notebooks, tablets e smartphones espalhados nas empresas vem aumentando bastante, e rápido, em função do BYOD, gerando necessidade de maior controle e gestão do parque de equipamentos móveis usados na empresa, ou com o à sua rede”, comenta Mauro Cremm, superintendente executivo da Scopus.
A oferta da Scopus vai desde a gestão de ativos e dos contratos de licença de aplicativos instalados nos dispositivos até o gerenciamento de compatibilidades com as normas e políticas da empresa (compliance).
Além disso, inclui a verificação de versões de configuração de software e hardware, identificação de dispositivos que am a rede corporativa e inventário de dispositivos móveis.
Bloqueio lógico e físico de funções e a distribuição automática de aplicativos e configurações completam o pacote de serviços.
“Os principais benefícios com a contratação desses serviços são a redução do custo de e e, principalmente, a diminuição dos riscos para o negócio”, finaliza Cremm.
Além da unidade de serviços, a Scopus também atua com uma divisão de soluções, desde 1991, com foco em segurança da informação.
A companhia mantém três centros de excelência em software, em São Paulo, Rio de Janeiro e Uberlândia, nos quais conta com cerca de 500 colaboradores com várias certificações técnicas na área de desenvolvimento.
Ao todo, a estrutura conta com 154 pontos de atendimento, além da matriz paulista, empregando 3,5 mil funcionários.
Só na região Sul, há unidades em Porto Alegre, Caxias, o Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e São Borja (Rio Grande do Sul), Maringá, Curitiba, Cascavel, Umuarama, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Londrina (Paraná), Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Joaçaba, ville, Lages e Tubarão (Santa Catarina).
Já a carteira de clientes reúne nomes como Banco Ibi, braço financeiro da rede de lojas C&A que foi comprado pelo Bradesco; e a fabricante de impressoras Lexmark, entre outros.
CONCORRÊNCIA
O pacote de serviços da Scopus concorre com similares do mercado brasileiro, como o anunciado em junho deste ano pela Navita, incluindo gestão de consumerização e uma consultoria focada em BYOD.
O foco da oferta é a construção de planos customizados para cada empresa para gerenciamento de dispositivos pessoais de funcionários usados para conexão à rede corporativa.
A empresa também oferece soluções de segurança, com estabelecimento de regras para cópia ou guarda de conteúdos, e controle sobre os dispositivos, em caso de perda, roubo ou desligamento do colaborador da empresa.