.jpg?w=730)
Luc Pinheiro, Andréa Leal e Bruno Quick. Foto: Divulgação
O Sebrae Startups e a Amazon Web Services (AWS) vão capacitar gratuitamente 25 mil profissionais de startups do país em tecnologias de nuvem e inteligência artificial.
A abertura das inscrições para o programa foi anunciada durante o Startup Summit, evento que acontece em Florianópolis entre os dias 23 e 25 de agosto. O cadastro pode ser feito a partir desta quinta-feira, 24, no portal do projeto.
Os treinamentos terão conteúdos on-line como “Escale sua startup com aplicações modernas” e “Inteligência artificial generativa e machine learning para startups”.
Além disso, serão feitos treinamentos presenciais para 400 startups presentes no evento, que foram previamente selecionadas no Programa 1K+, que conecta estas empresas com corporates, gestoras de venture capital e missões internacionais.
O projeto conta com diversas etapas até dezembro de 2024. A primeira é em setembro deste ano, com uma sessão informativa, e o início das aulas está programado para outubro.
Segundo Andréa Leal, gerente de treinamentos massivos da AWS na América Latina, trabalhar especificamente com o Sebrae Startups, contando com a sua expertise e capilaridade, ajuda a chegar a um tipo de startup que a multinacional não chegaria sozinha.
“São aquelas que não estão virando um unicórnio amanhã, provavelmente não sabem as vantagens da nuvem. Então a gente está com treinamentos desde os que são mais básicos sobre a nuvem até aqueles sobre inteligência artificial. Para trazer um empreendedor que hoje está pensando em entrar para o setor e ele já começar na nuvem”, explica Leal.
Além de capacitação, a colaboração oferecerá sessões de mentoria com especialistas.
Os participantes também terão o ao programa AWS Activate, que oferece até US$ 100 mil em créditos, além de orientação, ferramentas, recursos, modelos de infraestrutura pré-desenvolvidos e e especializado.
Isso inclui mais de 40 modelos de solução para criar e implantar produtos, dicas para necessidades comerciais específicas, técnicas e treinamento em práticas recomendadas do Aprenda com a AWS.
“80% dos unicórnios no mundo hoje estão na nuvem. No Brasil, são 90%. Eles já começam na nuvem porque a nuvem gera economia, ajuda a gerar inovação e é muito mais rápida. E a gente quer levar inovação a todas as startups do Brasil”, afirma Leal.
Entre cursos pagos e gratuitos, a AWS já capacitou mais de 500 mil pessoas no Brasil e 1,2 milhão na América Latina desde 2017.
Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, destaca que a colaboração faz parte de uma meta do Sebrae Startups de impactar cerca de 10 mil empresas até o final de 2023 através da plataforma.
“A entidade permite que as startups façam networking, participem de eventos e diversos programas de capacitação que auxiliam em suas jornadas de negócio. Acreditamos que essa colaboração é fundamental para continuarmos fomentando a evolução de negócios inovadores e disruptivos, especialmente por ser ível e acontecer em um evento já consolidado no ecossistema de startups”, afirma Quick.
O Sebrae Startups é uma marca lançada recentemente, durante o Web Summit, evento que reuniu mais de 20 mil participantes no Rio de Janeiro em maio deste ano. Sua plataforma agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage em todas as regiões do Brasil.
A 6ª edição do Startup Summit acontece em Florianópolis entre os dias 23 e 25 de agosto. Com mais de 200 palestrantes e nove palcos, o evento espera um público de 10 mil pessoas e mais de 3 mil startups.
*Luana Rosales participa do Startup Summit, em Florianópolis, a convite da Zoho.