.png?w=730)
Foto: Divulgação
O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de São Paulo adotaram pela primeira vez chatbots e RPAs para automatizar seus ambientes de TI.
A tecnologia escolhida foi o software Luma da ServiceAide, especializada em gerenciamento de serviços, em um projeto implementado pela Digisystem, integradora de TI atuante em todo o Brasil.
A iniciativa contempla 200 unidades das organizações, o que deve impactar mais de 30 mil usuários ao todo. O contrato com início previsto para abril de 2024 tem duração de dois anos, sob a possibilidade de ser prorrogado por mais três.
Atualmente, o serviço de atendimento de TI das unidades é realizado totalmente por profissionais das entidades.
O foco será entregar um e especializado, monitoramento e atendimento, tanto automatizado quanto humano. Com isso, o objetivo será melhorar a operação e a comunicação do setor.
A expectativa é que haja uma redução de 40% no atendimento humano às demandas.
“A ideia é que os processos íveis de automatização sejam migrados para um atendimento 100% automatizado, sem interação humana e com solução rápida para o usuário final que demanda dos serviços de TI, sem filas e consequente menor tempo de atendimento”, comenta Marcus Vale, CEO da unidade de negócios para o segmento de governo da Digisystem.
Desde que foi criado, em 1942, o SENAI já realizou mais de 73 milhões de matrículas em cursos que vão da iniciação profissional, ando por cursos técnicos até a pós-graduação tecnológica. A Rede conta com 26 institutos de inovação e 58 institutos de tecnologia.
Já a rede SESI possui escolas que adotam metodologias e currículos com foco nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.
No Brasil desde 2017, a ServiceAide, foi criada originalmente em San José, na Califórnia, em 2016. Suas soluções atendem setores como educação, energia e serviços, governo, serviços financeiros e saúde.
Há 31 anos no mercado, a Digisystem conta com mais de 1,5 mil profissionais atuando em 10 estados brasileiros com marcas como IBM, UiPath, Philips, Microsoft, Oracle e ServiceNow.
A empresa atende mais de 300 clientes de segmentos como educação, governo, indústria, saúde, finanças, utilities e varejo.