.png?w=730)
Com associados em 25 estados e no Distrito Federal, o Sicredi conta com mais de 2,2 mil agências (Foto: Divulgação)
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados, modernizou sua infraestrutura de rede com a adoção do Infoblox NIOS DDI.
Após a migração da base de sistema de nomes de domínio (DNS, na sigla em inglês), voltado para a distribuição de gestão de nomes para computadores, serviços ou qualquer máquina conectada à Internet ou a uma rede privada, foi realizada a expansão das funcionalidades internas e externas.
Segundo a empresa, nesse momento, a ferramenta desempenhou um papel importante na integração e centralização dos serviços de rede do Sicredi em uma única plataforma, contribuindo para a automação de processos.
A partir disso, o Sicredi também melhorou a gestão de endereçamento IP, simplificando a solicitação de máquinas, alocação de IPs e provisionamento de sistemas operacionais, o que foi feito por meio de APIs, pensando em programas de Open Banking e Open Finance.
No segmento de segurança cibernética, foram adotadas medidas preventivas contra ameaças como malwares e ransomwares, com a ferramenta de proteção contra ataques de negação de serviço (DoS) do BloxOne Threat Defense.
Com ele, a cooperativa ou a dispor de mais organização em relação à DNS, registros e controles e a promover uma segurança híbrida mais eficiente.
“A Infoblox acelerou a entrega de nossos produtos aos associados, os usuários finais. Um provisionamento de uma máquina demorava em média cinco dias. Hoje a gente consegue fazer em 15 minutos. Tem mais facilidade e mais agilidade”, comenta Juliano Luz, analista de infraestrutura do Sicredi.
Nesse cenário, ainda foi possível identificar uma redução considerável de custos operacionais, uma vez que as tarefas aram a ser gerenciadas por meio de uma única interface, de forma automatizada e descentralizada.
Com associados em 25 estados e no Distrito Federal, o Sicredi conta com mais de 2,2 mil agências e 30 mil trabalhadores, oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Através do programa Inovar Juntos, a cooperativa já se conectou com mais de 660 startups, tendo investido mais de R$ 1,5 milhão em soluções.
Atualmente, são 12 projetos em andamento, focados em questões como melhorias na experiência para associados e otimização de áreas como cognição e meios de pagamento.
Fundada em 1999, a Infoblox tem sede na Califórnia e atua com o gerenciamento e segurança de DNS de próxima geração. Ao todo, a empresa conta com mais de 13 mil clientes, que utilizam seus serviços para dimensionar, simplificar e proteger suas redes híbridas.
Entre eles estão nomes como Adobe, Abercrombie&Fitch, Airbus, Apple, Audi, Best Buy, Cisco, Danone e Deloitte.Coach,