TCHAU, BRASIL

Sikur vai mudar sede para a França 18273r

A empresa vai instalar sua operação no parque tecnológico Sophia Antipolis. i4337

06 de novembro de 2019 - 15:23
O parque Sophia Antipolis reúne 2.230 empresas, que empregam 36.300 profissionais. Foto: Divulgação.

O parque Sophia Antipolis reúne 2.230 empresas, que empregam 36.300 profissionais. Foto: Divulgação.

A Sikur, empresa gaúcha especializada em soluções de segurança e comunicação corporativa, vai mudar sua sede para a França no próximo ano.

De acordo com o Mobile Time, a empresa vai instalar sua operação no parque tecnológico Sophia Antipolis, na Côte D’Azur. O local é o maior parque tecnológico da Europa. 

Inicialmente, a empresa vai investir na abertura de um escritório de pesquisa e desenvolvimento no local em janeiro de 2020. A troca da sede acontecerá no segundo semestre do ano que vem, com a ida dos principais executivos, incluindo CEO, CFO, CTO e CSO. 

No Brasil, a empresa vai manter apenas a equipe comercial.

Com a mudança, a empresa terá benefícios fiscais. O Mobile Time explica que o governo francês devolverá em créditos fiscais entre 30% e 120% do que a empresa investir em pesquisa e desenvolvimento – o percentual depende de variáveis como a formação e a origem dos pesquisadores envolvidos.

No próximo Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, a Sikur já estará dentro do pavilhão francês.

A mudança na sede acontece junto a um anúncio de aporte de US$ 5 milhões na Sikur por parte da DXA Investments, empresa brasileira que gere fundos de private equity. O valor será aplicado em pesquisa e desenvolvimento, além de ações para expansão internacional (com foco nos mercados dos EUA, Japão e Emirados Árabes Unidos).

Com 3 mil usuários, a empresa oferece a plataforma de comunicação móvel corporativa Sikur Messenger. O sistema reúne chat, e-mail, videoconferência, chamada de voz, troca de arquivos e navegação web (com criptografia). 

Em 2020, a companhia espera conquistar 600 mil novos usuários. A meta ambiciosa leva em conta a de acordos de parceria para distribuição em mercados como Japão, EUA,  Emirados Árabes e Brasil. 

Outra novidade que deve impulsionar os números é o lançamento de uma versão do Sikur Messenger para redes privadas. Na nova solução, a plataforma fica instalada no servidor do cliente ou em uma nuvem privada indicada por ele. Além disso, a chave de criptografia fica sob a responsabilidade do cliente

“Fazemos o tunelamento de cima abaixo, até o end-point. É o conceito de micro-redes seguras”, relata Fábio Fischer, CEO da Sikur, ao Mobile Time.

O parque Sophia Antipolis foi fundado em 1969 para unir pesquisadores, professores e indústrias. Hoje, reúne 2.230 empresas que empregam 36.300 profissionais de 63 nacionalidades diferentes. Além disso, o ambiente conta com 4 mil pesquisadores e 5 mil estudantes.

A 20 km do Aeroporto Internacional de Nice, o Sophia Antipolis Park tem 2.400 hectares. Dois terços da área do parque tecnológico são dedicados a espaços verdes para corrida, caminhada, tênis e golfe. O parque está localizado nos municípios de Antibes, Biot, Mougins, Valbonne e Vallauris.

O setor de tecnologia da informação responde por 20% das empresas presentes no parque. Entre as companhias com unidades no local estão Accenture, Avaya, Capgemini, Fortinet, Gemalto, Huawei, Intel, Nvidia, Oracle e Samsung.

Leia mais 6z23s

ENTIDADES

Sheila Pires deixa a Anprotec 4g2r12

Há 2025 dias
CATARATAS

Plano de levar data centers para Foz ainda existe 3e3y2x

Há 2029 dias
SERRA GAÚCHA

Hélice, UCS e Ventiur vão acelerar cinco startups 2gg6n

Há 2033 dias
POLOS

Curitiba, o Vale do Silício brasileiro? 3845t

LOCAIS

Oito empresas já estão no Parque de Maringá 3mq4y

NOVA SEDE

Zallpy expande operação em Porto Alegre 5i4d4v

CORTE

HP prepara cortes para 2020 2f102y

PESQUISA

Totvs abre laboratório na Carolina do Norte 5j326f

EDUCAÇÃO

Univille: pós em ciência de dados com Sonda 733r58

IMAGEM

Pelotas quer ser o Candy Valley 4v3n5w

ATENDIMENTO

Finep destina R$ 200 milhões para Indústria 4.0 4b3c