O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no final da tarde da quinta-feira, 30, por 8 votos a 2, que os eleitores necessitarão apenas de um documento oficial com foto nas eleição do domingo, 03.
A decisão foi uma resposta a uma ação do PT contrária à obrigatoriedade de dois documentos, incluindo o título de eleitor.
Em tese, a situação poderia levar a uma maior abstenção entre as camadas mais populares da população, onde a candidata Dilma Rousseff tem o dobro das intenções de voto do oponente José Serra, do PSDB.
Nos últimos meses, a Justiça Eleitoral fez uma campanha para que a população buscasse a segunda via do título se o tivesse extraviado. A procura se intensificou em setembro.
De acordo com o Jornal do Comércio, só na quinta, 30, foram expedidos 3,3 mil títulos no cartório eleitoral de Porto Alegre.
Serra criticou decisão
O candidato do PSDB, José Serra, criticou a decisão do STF em entrevista a jornalistas logo após o debate de Globo, nesta quinta, 30.
“Uma lei foi votada pelo Congresso, sancionada pelo presidente, o TSE fez propaganda gastando muito dinheiro público para ensinar como votar. Aí, na última semana, o PT vai na Justiça para derrubar a lei”, disse em coletiva após o encontro.
De acordo com informações da Folha de São Paulo, Serra teria ligado para o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes durante a votação na quarta, 29, em uma tentativa de atrasar a decisão para depois do domingo. A matéria do jornal pode ser conferida pelo link relacionado abaixo.
Só precisa da identidade para votar 1y346a
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no final da tarde da quinta-feira, 30, por 8 votos a 2, que os eleitores necessitarão apenas de um documento oficial com foto nas eleição do domingo, 03. A decisão foi uma resposta a uma ação do PT contrária à obrigatoriedade de dois documentos, incluindo o título de eleitor. k236k
01 de outubro de 2010 - 09:11