
Paulo Mussi, vice-reitor da PUC-PR, e Wilmar Prochmann, diretor-presidente da Sofhar. Foto: Divulgação Sofhar.
Na quinta-feira ada, 28, a Sofhar Gestão e Tecnologia, em parceria com a PUC-PR, lançou o P³G, ferramenta de BI para o controle de indicadores de sustentabilidade em organizações. Esse é o primeiro resultado prático da cooperação firmada em 2011.
A solução recebe esse nome por estar baseada em três pilares: ambiental, social e econômico. Baseado nas normas diretivas existentes como ISO 9001, ISO 5001, ISO 140001, GRI e Pacto Global, o P³G auxilia tanto na implementação, quanto na manutenção de práticas sustentáveis.
A ferramenta integra os objetivos estratégicos com informações que as empresas têm dificuldades para encontrar, pois não fazem parte dos escopos de suas ferramentas de gestão de informação.
“As empresas que se motivam a trabalhar com o conceito de sustentabilidade e adotam esse caminho para a gestão têm diversos benefícios, até mesmo com seu público”, destaca o diretor de operações da Sofhar, Roberto Clementi.
O produto é destinado para empresas públicas e privadas de qualquer setor e já foi testado na chilena Arauco, companhia florestal com nove unidades no Brasil que produzem painéis em MDF para atender aos mercados de decoração, moveleiro e construção civil, em 70 países.
A empresa-piloto teve um aumento de 164% nas vendas aglomeradas no terceiro trimestre do ano, se comparado com o mesmo período de 2012. De janeiro a setembro registrou U$$ 3.875,9 milhões, com cerca de 35 mil colaboradores.
Para a realização desse e de outros projetos, a empresa está instalada no Parque Tecnológico da universidade com uma equipe de professores, pesquisadores de mestrado e doutorado, graduandos, além de desenvolvedores da própria Sofhar.
O trabalho conjunto teve diversas etapas: pesquisas, testes, criação do software, capacitação e identificação dos pontos de destaque na gestão de sustentabilidade
De acordo com o diretor, a companhia foi procurada pela instituição de ensino com uma proposta de P&D&I, o que mudou bastante a conduta para a criação de novos produtos. “O que antes era gerado pela demanda de uma empresa e adaptada para outras, agora surge a partir de uma necessidade de mercado e o desenvolvimento é feito pelos melhores profissionais. É mais uma área para a evolução de produtos”, conta.
A Sofhar é especializada em outsourcing, integração, fábrica de software e certificação de profissionais em TI.
Além da sede na capital paranaense, a Sofhar tem unidade em São Paulo e atende a mais de 500 clientes, incluindo nomes como AGCO, Arcellor Mittal, Eletrolux, O Boticário, Aneel, Itaipu e Sanepar.
A lista de parcerias traz Symantec, Microsft e LanDesk.