
Adriano Candido, diretor de Ofertas e Inovação na Softtek Brasil. Foto: Divulgação
A Softtek, empresa mexicana que é uma das maiores parceiras da SAP na América Latina, acaba de fechar um acordo com a Mignow para usar a tecnologia de migração automática de ECC para o S/4 Hana da empresa brasileira em seus projetos.
Com o acordo, a Mignow solidifica sua posição num nicho de mercado bem específico do mundo SAP. Já tinham fechado parceiras do tipo a Neoris, outra multinacional mexicana, e a Seidor, uma multinacional espanhola.
Todas elas têm presença local no Brasil e uma atuação importante no mercado SAP, no qual a migração para o S/4 é um dos temas mais quentes no momento.
O grande entrave são os desenvolvimentos adicionais feitos ao longo dos anos no ECC (os famosos Zs, no jargão da área).
“Apesar de representar um grande marco na evolução digital dos negócios, sabemos que o processo de migração do SAP ECC para S/4Hana pode ser um grande desafio para as empresas que precisam agregar valor neste processo, o qual deve minimizar possíveis impactos e ser realizado no menor tempo possível”, explica Adriano Candido, diretor de Ofertas e Inovação na Softtek Brasil.
A Mignow promete automatizar a migração desse código em até 95%. A empresa é um spin off da Essence, uma consultoria SAP paulista, e foca exclusivamente em migrações para o S/4.
Automatização de migração de Zs pode parecer um tema algo “rebimboca da parafuseta”, para usar uma expressão técnica, mas é na verdade um assunto de grande importância para a base SAP nos próximos anos.
Vários motivos travam a migração para a S/4, sendo um dos principais deles justamente os tais Zs, que na prática são resultado de todas as customizações que uma empresa faz no seu ERP ao longo de anos.
Mas os clientes não podem enrolar para sempre. A SAP está fazendo pressão sobre a base para migrar para o S/4, lançado em 2015, até agora através de incentivos como o programa Rise with SAP.
Mais adiante, porém, outros argumentos vão entrar em jogo, entre eles o fim do e normal das gerações anteriores do ERP, previsto inicialmente para 2025 e depois postergado para 2027.
O assunto é estratégico também para os parceiros da SAP e a Softtek está tomando outras medidas além do acordo com a Mignow, incluindo melhorias na abordagem inicial dos projetos (o “assessment” no jargão de TI).
Outro movimento é a capacitação de funcionários na tecnologia Signavio, uma startup alemã criadora de um software de controle de workflows adquirida pela SAP em 2021, para, você adivinhou, agilizar migrações para o S/4.