
Wagner Lopes. Foto: South Summit Brazil/Divulgação/
O South Summit Brazil, evento de inovação que acontece em Porto Alegre desde 2022, tem um comando novo: assume Wagner Lopes, atual COO da empresa.
Lopes substitui Thiago Ribeiro, que ocupava o cargo desde o começo do empreendimento, em 2021.
Segundo informações do site gaúcho Coletiva.net, que cobre o mercado de comunicação, Ribeiro será o vice-presidente do Prêmio Ibest, uma tradicional premiação voltada para influenciadores e canais de conteúdo na Internet.
Ribeiro era CEO do South Summit, e Lopes será country manager, porque, como explica o South Summit em nota, ele será responsável por levar e representar o festival a outros países.
Nomes à parte, o CEO ou o country manager do South Summit tem funções mais operacionais.
Assim como Ribeiro, Lopes também participou do South Summit desde o começo e assumiu o cargo de CMO em abril de 2023.
Ele é um profissional do nicho de startups, com uma carreira de 10 anos incluindo agens pelo Grupo Four e pela Câmara de Comércio Americana.
Quem tem a visão estratégica da coisa é José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil.
Hopf é conhecido por ter fundado a GetNet com capital de um poderoso (e muito discreto) empresário gaúcho e nos últimos anos está à frente da 4All, uma holding de empresas de tecnologia que também detém o South Summit Brazil.
Foi Hopf quem liderou a mobilização para criar uma versão gaúcha do South Summit, um evento espanhol, uma causa que tem apoio político (e verba) do governo do Rio Grande do Sul.
(Talvez por isso, o background de Ribeiro era mais político: o jornalista havia sido assessor de imprensa da prefeitura e coordenador do POA Digital, também da prefeitura de Porto Alegre, antes de embarcar na 4all. Neste ponto, vale destacar que nenhum evento do gênero no Brasil acontece sem apoio do governo).
O South Summit Brazil foi um sucesso até agora, com o público aumentando todos os anos e uma repercussão retumbante na mídia. A próxima edição, prevista para acontecer nos dias 9, 10 e 11 de abril no Cais Mauá em Porto Alegre, deve receber 24 mil pessoas.