MONTAGEM

TDK adota etiquetas eletrônicas da Seal Sistemas 6zl

Projeto implementou 2 mil etiquetas eletrônicas e 800 tags. 706765

27 de março de 2024 - 08:55
A TDK Corporation é líder mundial em soluções eletrônicas. Foto: Divulgação

A TDK Corporation é líder mundial em soluções eletrônicas. Foto: Divulgação

A TDK, multinacional japonesa de componentes eletrônicos, adotou etiquetas eletrônicas (ESLs, na sigla em inglês) em suas caixas de plástico com a Seal Sistemas, especializada na integração de sistemas de captura de dados e mobilidade para a cadeia de suprimentos.

Além das etiquetas, também implementou tags de identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês) em suas cestas de nylon, ambas apoiadas por leitores de dados por radiofrequência e atualizadas automaticamente pelo Kairos Warehouse, software da Seal.

O desafio era garantir que os itens seguissem o caminho correto na linha de produção, garantindo a rastreabilidade de pequenas porções de lotes de capacitores que avam por um banho químico.

As ferramentas, então, foram adotadas entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 na sua única fábrica brasileira, localizada em Gravataí. 

Inicialmente, foram instaladas 2 mil etiquetas eletrônicas e, numa etapa inicial, 800 tags RFID — a meta é que a quantidade também chegue a 2 mil. 

O projeto também implementou três antenas Wi-Fi distribuídas pelo galpão da fábrica e 15 leitores RFID acoplados em cada máquina.

Segundo a empresa, a nova estrutura tecnológica reduziu em 100% os erros registrados na linha de capacitores, pois, incorporada à linha de montagem, a solução garante a associação correta entre os cestos contendo capacitores lavados e as caixas correspondentes. 

“A solução representeou um avanço em direção à indústria 4.0 ao garantir a rastreabilidade dos capacitores que circulam na linha de montagem. Além de assegurar a assertividade e a integração nos dados exibidos ao mesmo tempo nas ESLs e nas tags RFID, a tecnologia também ampliou a confiabilidade no processo de produção”, diz Candido Dallagnol, gerente comercial e de tecnologia da TDK.

Após o ciclo de montagem dos capacitores ser concluído, as etiquetas ESL e RFID são desvinculadas dos respectivos recipientes, deixando-os novamente disponíveis no início da linha de produção. 

Futuramente, a TDK planeja expandir a implementação das tags ESL e RFID para outras etapas da produção na fábrica de Gravataí, além de internacionalizar o projeto, com uma possível expansão para uma unidade na Alemanha.

Fundada em 1935 e com sede em Tóquio, a TDK Corporation é líder mundial em soluções eletrônicas, como capacitores de cerâmica, eletrolíticos de alumínio e de filme, bem como dispositivos magnéticos, de alta frequência, piezoelétricos e de proteção. 

A empresa tem presença na Ásia, Europa e nas Américas do Norte e do Sul. No ano fiscal de 2023, a TDK registrou vendas totais de US$ 16,1 bilhões e empregou cerca de 103 mil pessoas em todo o mundo.

Fundada em 1988, a Seal Sistemas atua no mercado de computação móvel e captura automática de dados, dando e para mais de 2 mil empresas que integram seu portfólio dentro e fora do Brasil. Dentre alguns de seus clientes, estão Honeywell, Toshiba, Epson, Lenovo e Microsoft.

Leia mais 6z23s

AGILIDADE

Cocamar automatiza estoque com Seal Sistemas 2l284e

Há 428 dias
IoT

Loja Mundial adota etiquetas eletrônicas da Seal Sistemas 6u5x27

Há 542 dias
EDUCAÇÃO

UNASP investe em conectividade com Seal 6w1z6g

Há 660 dias
INDÚSTRIA

Mercedes-Benz: projeto de IoT com Seal Sistemas 216q2m

ATENDIMENTO

Lojas Lebes adota center da Dígitro 2q6y5h

TRANSPORTE

Comando Logística organiza armazenagem com Totvs 4s1412