.png?w=730)
Foto: Divulgação
A Cocamar Máquinas, concessionária da John Deere que atua no norte e noroeste do Paraná, automatizou seus processos de inventário adotando tecnologia de RFID, em um projeto implementado pela Seal Sistemas.
Com o início do projeto, a Cocamar adotou coletores de dados e impressoras de códigos de barras para melhorar a eficiência dos processos e a assertividade das informações disponíveis aos clientes sobre cada componente.
Desta forma, a empresa aprimorou a rastreabilidade de peças de reposição, antes realizadas de forma manual por meio de anotações feitas a mão pelos colaboradores, o que gerava grande margem de erro e prejudicada a acurácia das informações.
Desde a implementação das soluções, os colaboradores aram a receber a notificação da tarefa a ser executada assim que o item entra no estoque.
Na sequência, é preciso apenas escanear os códigos de barras para registrar automaticamente cada produto no sistema.
Por meio de um sistema de travas, a tecnologia também ajuda os funcionários a seguirem o procedimento correto, evitando que alguma etapa de recebimento ou expedição deixe de ser executada.
Ao todo, foram relacionados 28 mil itens de produto e 130 mil unidades armazenadas em 11 pontos de atendimento, entre Maringá, Paranavaí, São Pedro do Ivaí, Querência do Norte, São Jorge do Ivaí, Cornélio Procópio, Apucarana, Ivaiporã, Cambé, Andirá e Santo Antônio da Platina.
Todos os dispositivos são compatíveis com a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), a qual a concessionária também pretende utilizar para adotar o inventário ativo, que realiza a contabilização constante e em tempo real dos itens no estoque, com o apoio de etiquetas e antenas de radiofrequência.
A companhia já conseguiu diminuir a frequência e a duração dos inventários, além de aumentar o nível de confiabilidade da atividade. Agora, a tarefa é realizada semanalmente ao invés de semestralmente, e trouxe um acompanhamento contínuo das informações.
Nesse processo, o tempo necessário para concluir o inventário caiu de três dias para até 24 horas em uma filial de médio porte; e de cinco dias para até dois dias e meio em uma unidade de grande porte.
Ainda em andamento, o projeto de automação da Cocamar terá suas próximas fases iniciadas ainda no primeiro trimestre deste ano.
A etapa seguinte envolve a adoção de novos leitores RFID e do Kairos IoT, um software desenvolvido pela Seal Sistemas que irá operar de forma integrada com os coletores de dados e as impressoras, que já possuem a funcionalidade de imprimir etiquetas de radiofrequência.
Futuramente, a expectativa é de que os pontos de expedição em a ser controlados de forma remota e em tempo real com o apoio da tecnologia RFID.
Para isso, a companhia pretende realizar testes com uma antena ATR7000, a ser instalada no teto do armazém.
A ideia é estender a infraestrutura de rastreabilidade para além das peças de reposição, abrangendo inclusive o estoque de máquinas agrícolas comercializadas nas suas unidades.
No mercado desde 2016, a Cocamar busca atender as necessidades do pequeno ao grande produtor, através do uso de peças originais John Deere.
Fundada em 1988, a Seal Sistemas atua no mercado de computação móvel e captura automática de dados, dando e para mais de 2 mil empresas que integram seu portfólio dentro e fora do Brasil. Dentre alguns de seus clientes, estão Honeywell, Toshiba, Epson, Lenovo e Microsoft.