Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s
.jpg?w=730)
Daniel Freire. Foto: Divulgação.
A Tier4, integradora paulista de soluções em TI e data centers, está mirando as pequenas e médias empresas com o Data Bunker, um centro de dados customizado para pequenos negócios.
No mercado há cerca de sete anos, a companhia nasceu como uma divisão da D2S Engenharia, empresa de construção civil que viu uma oportunidade no desenvolvimento de infraestruturas para centros de dados.
"Tínhamos muita demanda de clientes para espaços otimizados para os data centers. Atendemos a companhias como Droga Raia, Starbucks, Bacio di Latte, entre outras empresas menores", explica Daniel Freire, CEO da Tier4, que não abre valores de faturamento.
A empresa, que antes atendia a projetos pontuais de TI em paralelo às construções da D2S, teve um crescimento nos últimos dois anos, depois que a empresa firmou uma parceria com a Dell.
"Com este acordo, tivemos um aumento substancial em nossa operação. Antes nossa operação de TI era limitada a uma equipe de quatro pessoas, e nos últimos dois anos triplicamos este grupo", destaca Freire.
Com o crescimento e na busca de novas ofertas para seu portfólio, a empresa buscou soluções e patentes no exterior. Destas pesquisas nasceu o projeto do Data Bunker.
"A criação do Data Bunker nasceu da demanda de muitos de nossos clientes, para que não fosse necessário 'empurrar' estruturas maiores do que a real necessidade deles, mas que suprissem com alto desempenho a função desejada", explica o CEO.
De olho em companhias pequenas ou que contam com muitas filiais, a solução agrega soluções de segurança, controle de energia e temperatura, entre outras preocupações de um data center em um sistema simplificado em um rack único.
Capaz de abrigar até 36 racks, a solução utiliza estrutura modular, que pode ser desmontada e reinstalada, se necessária, com instalação Plug & Play, até mesmo em operações de TI em andamento.
"Em sua essência, é um pequeno data center com certificação Tier 2, mas podemos customizar ele de acordo com a necessidade do cliente, podendo até trabalhar dentro de especificações Tier 3, com redundância total", afirma o CEO, que afirma que o custo de implantação fica entre R$ 150 mil e R$ 350 mil.
Perguntado sobre o crescimento da opção de empresas em levarem seus sistemas para ambientes terceirizados, no formado SaaS, Freire acredita que ainda muitas empresas preferem a segurança de ter os seus dados internamente, e produtos como o Data Bunker são opções mais baratas do que a implantação de um centro de dados tradicional.
"Acredito que o caminho seja que no futuro, muitas empresas optarão por estruturas híbridas, guardando dados críticos em estruturas menores como a que oferecemos, com outros sistemas rodando na nuvem", avalia o CEO.
Com sede na capital paulista, a Tier 4 fornece soluções de infraestrutura para pequenas, médias e grandes empresas, com data centers Tier 2 e 3. Curiosamente, até hoje a empresa não participou de projetos com o padrão que dá nome à companhia.
"Quando criamos a Tier 4, não tinha nenhum data center no país com este padrão ainda. Hoje, já existem alguns com este selo, e esperamos em breve poder fazer um projeto com este nível. O know-how para isso já temos", finaliza.