
Guilherme Tossulino. Foto: Divulgação/Questum.
Guilherme Tossulino, ex-diretor da Estratégia e M&A da Softplan, acaba de ingressar como sócio da Questum, uma assessoria especializada em ajudar startups durante processos de fusões e aquisições sediada em Florianópolis.
Com a entrada de Tossulino, a Questum também vai atuar do outro lado do balcao, assessorando grandes empresas interessadas em comprar em startups, ou, para usar um pouco de jargão “executar projetos de M&A para o buy-side”.
Tossulino tem uma bela experiência quando o assunto é “buy-side”.
O novo sócio da Questum já esteve envolvido em 10 negociações exitosas de M&A em empresas de software, a maioria delas na Softplan, onde ingressou em 2016.
(Também sediada em Florianópolis, a Softplan é dona de um sistema adotado no judiciário, mas vem expandindo seu porfólio nos últimos anos comprando startups com foco em B2B e modelos SaaS em segmentos como legaltech e construtech. Ontem mesmo, o Baguete trouxe um novo negócio).
“Temos muitos desafios no mercado de startups e acredito que minha visão de diferentes perspectivas dentro do universo de M&A vem para somar ao time de especialistas da Questum neste momento de expansão de atuação”, diz Tossulino.
No ano ado, a Questum anunciou planos de investir R$ 200 milhões em cerca de 50 startups em rodadas seed e série A dentro dos próximos cinco anos.
Fundada em 2019, a Questum atua na assessoria de startups para estruturação de operações de captação de investimento e M&A. Recentemente, a companhia alcançou R$ 1 bilhão em transações.
A empresa já assessorou operações de vendas como a PagueVeloz para a Serasa Experian, Lett para a Neogrid, Ipê Digital, Effecti e Mercos para a Nuvini, Mercadapp para a Linx e Zipper para a CRM&BONUS.