
Futura trainee da Votorantim nas ruas de São Paulo. Foto: Divulgação.
As grandes empresas do país estão cada dia mais criativas com seus programas de trainees. Mas a Votorantim inventou uma nova: colocar os candidatos para trabalhar como catadores de material reciclável.
Foi o que aconteceu no final do ano ado, quando 80 candidatos a integrar o programa de trainees da fabricante de cimentos visitaram a organização Pimp My Carroça, para uma experiência que incluiu uma hora catando material reciclável nas ruas de São Paulo.
Ao todo, foram recolhidos quase uma tonelada de materiais (mais ou menos 12,5 kg por cabeça) que foram doados para a entidade, que trabalha com catadores de materiais da cidade.
A experiência de ser catador é parte do portfólio de atividades da ONG para empresas.
Além de avaliar a capacidade de trabalho em equipe e resolução dos problemas dos candidatos, a iniciativa proporcionou exercícios de respeito e empatia, aponta a Votorantim em nota.
Para complementar o processo, no dia seguinte os candidatos desenvolveram planos para uma nova unidade de negócio da Votorantim Cimentos, chamada Verdera, que é focada em gestão de resíduos.
“Os candidatos, mesmo os que não aram para a próxima etapa, terminaram essa fase do programa sensibilizados pela realidade dos catadores e os nossos gestores levam esse olhar de oportunidade e inclusão para todos os nossos processos seletivos”, diz o gerente de Diversidade e Atração da Votorantim Cimentos, Aldo Frachia.