
Enio Morais, diretor da Trevo Informática
A Trevo Informática será a cara comercial no Rio Grande do Sul da paulista Kalendae, representante exclusiva no Brasil da consultoria inglesa de melhores práticas de TI Fox IT.
Atuante há 15 anos no mercado, a Trevo é comandada por Enio Morais, profissional com agens por empresas como Gerdau e Taurus e que também atuou como diretor regional da Ação Informática e da Attps.
A empresa já atuava como representante da MBS Consulting (BPM), Voiza (Java) e qD (telecom). “Vamos atuar em projetos na área de governança, risco e compliance para todo tipo de organização”, comenta Morais.
O empresário destaca que o atendimento aos clientes será feito pela equipe da Kalendae (que conta com 6 dos 30 profissionais ITIL Expert brasileiros). A Trevo vai prospectar os negócios, envolvendo também Cobit, ISO 27001 e outras siglas englobadas no conceito de GRC.
A Trevo tem em seu time de consultores associados nomes experientes como Cesar Gavillon, Julio Cesar Hilzendeger, Paulo F.W. Keglevich de Buzin e Roberto Hase, todos com mais de 25 anos de atuação e diversos clientes na área de consultoria de TI, o que deve facilitar a abordagem da companhia.
“Queremos levar os conceitos de GRC de forma prática a empresas menores, onde TI é um departamento meio, não algo central no negócio”, comenta Luis Mirtilo, um dos sócios da Kalendae.
Mirtilo cita como exemplo um cliente da área industrial de Sorocaba, com faturamento anual de R$ 100 milhões e 20 pessoas na TI. “Muitas empresas gaúchas tem esse perfil”, avalia o executivo paulista.
O vice-presidente de Negócios da Kalendae – recentemente a presidência foi assumida por Elio Boccia, ex-CIO do Unibanco – não é um novato no mercado gaúcho, onde a empresa atuou de 2006 a 2009 em parceria com a NetCentrics, atendendo clientes como Sicredi e Banrisul.
“Eles decidiram focar em ferramentas”, comenta Mirtilo, que afirma estar em fase de planejamento estratégico da nova operação com a Trevo e não revela as metas da companhia para a região.