
Agrodrone, da Bio TI. Foto: Divulgação.
A Trust, integradora de soluções especializada em TI, incorporou a Bio TI, empresa de Araçatuba, interior de São Paulo, focada em serviços e soluções de mobilidade para o agronegócio e pioneira no desenvolvimento de software embarcado em drones agrícolas.
Com o negócio, a Bio TI contará agora com a infraestrutura e recursos da Trust, que vem desde 2009 incorporando empresas especializadas em soluções para nichos de mercado.
Um dos principais produtos da Bio TI é a solução Agrodrone, inédita no Brasil e à frente de outras poucas similares que ainda estão em desenvolvimento na Espanha e nos Estados Unidos, respectivamente nas Universidades de Valencia e do Kansas.
O Agrodrone está baseado em um software embarcado que gera imagem georeferencial, ou seja, imagens captadas pelo drone enviadas em tempo real para tratamento automatizado.
Equipado com computador de bordo e GPS, o software da Bio TI recebe sinais de satélites que possibilitam um sobrevoo milimetricamente preciso.
O sistema permite, assim, identificar problemas e fornecer informações para análises importantes para tomada de decisões.
Falhas de plantio em grandes extensões de áreas cultivadas, trechos com excesso ou falta d'água, seções onde é necessário aplicação de agrotóxicos, são alguns exemplos de informações que o Agrodrone fornece aos usuários.
“Ainda que empregue alta tecnologia, a solução é muito amigável. Com ela um agrônomo controla facilmente o drone com um tablet, que transmite as informações para o computador e, assim, pode ar para a etapa de análise de acordo com a aplicação”, explica Gustavo Nogueira, diretor de tecnologia da Bio TI.
A tecnologia empregada pela solução possibilita também a captação de imagens térmicas em infravermelho identificando o DNA das espécies e demonstrando, por exemplo, a presença de plantas concorrentes.
“Este recurso é muito importante, por exemplo, para medir a produtividade de uma área”, explica Nogueira.
As imagens são utilizadas para compor um mapa das áreas e os dados são então processados e analisados com ajuda do computador, reduzindo em até 70% o tempo gasto em diferentes processos, como visitas na plantação para localização de falhas.
As soluções da Bio TI já vêm sendo comercializadas no Brasil desde 2012, tendo entre seus clientes empresas como Cosan/Raízen, Usina São Fernando e Tonon.
Esta nova incorporação da Trust reforça a estratégia para sustentar o crescimento de 30% ao ano, com forte direcionamento para o mercado composto por mais de 400 usinas sucroalcooleiras.
“Nosso intuito é fortalecer a oferta de soluções de mobilidade para maximizar a produtividade das empresas de agronegócio”, afirma César Alves, vice-presidente executivo da Trust.
Com 15% do faturamento advindo do agronegócio, a Trust já conta com uma sede e um Centro de e SAP para atender toda a mesorregião de Ribeirão Preto.
Até 2016, a companhia pretende aumentar o investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos que atendam a cadeia do agronegócio, que hoje contempla mais de 30 segmentos.
A Trust investirá não só no desenvolvimento do Agrodrone, mas também em aplicações específicas desta tecnologia, priorizando a inteligência deste negócio, também denominado “Projeto Zangão”.