
A TRESemmé é uma das marcas da Unilever. Foto: Divulgação
A Unilever, multinacional de bens de consumo, e a Accenture, de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, uniram-se para impulsionar pesquisas de inteligência artificial generativa.
Os estudos terão início no Horizon3 Labs, laboratório global de IA da Unilever, localizado em Toronto. A Accenture também possui um estúdio de IA generativa na cidade.
Inicialmente, as empresas planejam focar na melhoria de pesquisa de IA da Unilever e na implementação de tecnologias que melhoram a produtividade, impulsionam a eficiência e aceleram inovações baseadas em IA em escala.
As duas companhias também pretendem explorar novas aplicações para dimensionar a IA generativa, como os ativos da solução AI Navigator e da central telefônica da Accenture.
Na prática, a Accenture deve conectar a Unilever com seus principais especialistas em dados e IA, além de ajudar a capitalizar parcerias, empreendimentos e investimentos do ecossistema em seu Centro de IA Avançada.
Atualmente, o centro da Accenture inclui mais de 1.450 patentes pendentes emitidas em IA e soluções e aprendizados de mais de 300 projetos generativos.
“A combinação da inovação disruptiva do ‘Horizon3 Labs’ com a profunda experiência da Accenture e fortes parcerias de ecossistemas ajudará a Unilever a dimensionar a IA e a IA generativa de forma mais rápida e responsável em todos os seus negócios e a descobrir novos caminhos para o valor", afirma Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture.
Segundo a multinacional, a iniciativa também servirá para impulsionar as soluções e aceleradores dentro do investimento de US$ 3 bilhões da Accenture em práticas de dados e IA.
A Accenture é uma das maiores companhias de consultoria empresarial do mundo, atendendo clientes em mais de 120 países.
A multinacional atua com consultoria de gestão, contabilidade, marketing e também com TI, área na qual já fez grandes implementações de ERP, por exemplo.
A Unilever é dona de 400 marcas, desde shampoos até produtos de limpeza, com vendas em mais de 190 países e produtos usados por 3,4 bilhões de pessoas. Atualmente, possui 127 mil funcionários e gerou vendas de € 60,1 mil milhões em 2022.