
A Accenture justifica a demissão em massa pelas condições econômicas globais. Foto: Depositphotos
A Accenture, multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, irá demitir 19 mil pessoas, cerca de 2,5% de sua força de trabalho de 738 mil funcionários, nos próximos 18 meses.
A informação é da própria empresa e faz parte de um formulário enviado para a SEC, o órgão regulador do mercado de ações americano.
Quase metade dos cargos afetados são de funções istrativas ou de e, que não estão relacionados diretamente aos clientes.
O corte representa uma reversão em uma política de grandes expansões no time, o que está em linha com o que grandes empresas de tecnologia (muitas delas clientes da Accenture) vêm fazendo nos últimos meses.
De fevereiro do ano ado a fevereiro deste ano, a empresa aumentou seu número de funcionários em 38 mil, um movimento feito para atender a demanda por suas soluções e serviços.
A companhia tem 9.568 mil funcionários listados em seu LinkedIn no Brasil, o que significa que um corte de 2,5% no país resultaria em 239 demissões, caso a operação brasileira fique na média de corte global.
Além dos cortes, a Accenture também reduziu suas previsões anuais de receita e lucro para que o crescimento fique entre 8% a 10%. Anteriormente, a previsão era de 8% a 11%.
Como outras companhias que realizaram cortes, a Accenture justifica a demissão em massa pelas condições econômicas globais e pela incerteza geopolítica.
"Continua a haver incerteza econômica e geopolítica significativa em muitos mercados ao redor do mundo, o que impactou e pode continuar a impactar nossos negócios, principalmente no que diz respeito à inflação salarial e à volatilidade nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras. Em alguns casos, essas condições diminuíram o ritmo e o nível de gastos dos clientes”, diz a companhia em nota.
A Accenture é uma das maiores companhias de consultoria empresarial do mundo, atendendo clientes em mais de 120 países.
A multinacional atua com consultoria de gestão, contabilidade, marketing e também com TI, área na qual atua com grandes implementações de ERP, por exemplo.