LAYOFF

Dell demite mais de 6 mil funcionários 2g1669

Até o momento, as big techs já cortaram pelo menos 100 mil pessoas. 73203z

07 de fevereiro de 2023 - 09:49
A Dell não informou se os cortes afetam a subsidiária brasileira. Foto: Depositphotos

A Dell não informou se os cortes afetam a subsidiária brasileira. Foto: Depositphotos

A Dell confirmou a demissão de 6.650 pessoas, cerca de 5% de sua força de trabalho de 133 mil funcionários, na última segunda-feira, 6.

Segundo Jeff Clarke, co-diretor-operacional da Dell, o corte é explicado por conta das condições deteriorantes do mercado e que o futuro é incerto.

Em nota, Clarke afirma que a companhia já tinha tomado medidas para que a demissão não acontecesse, como o congelamento de contratações e a redução de despesas com funcionários, mas que elas não foram suficientes.

Agora, a Dell irá reorganizar equipes de vendas, e ao cliente e desenvolvimento de produtos. 

“Navegamos momentos de incerteza no ado e saímos mais fortes. Estaremos prontos para quando o mercado melhorar”, diz o executivo na nota.

Segundo o Valor Econômico, a Dell não informou se os cortes afetam a subsidiária brasileira. 

CORTES PRA LÁ E PRA CÁ

Diversas big techs aram por demissões em massa nos últimos meses, chegando a um total de pelo menos 100 mil pessoas cortadas, segundo o Uol.

Em janeiro, a Alphabet, holding controladora do Google e outras empresas, anunciou a demissão de 12 mil pessoas, cerca de 6,4% de sua força de trabalho.

Dois dias antes, a Microsoft anunciou que iria demitir até o final de março cerca de 10 mil funcionários, quase 5% de um total de 221 mil funcionários globais.

Em novembro, a Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, demitiu mais de 11 mil funcionários — o maior corte da sua história, reduzindo seu quadro de trabalhadores em 13%.

No mesmo mês, foi a vez do Twitter, recém comprado por Elon Musk, que começou a fazer cortes na companhia — podendo chegar a mais de 50% dos 7,5 mil funcionários da empresa — e da Amazon, que fez um corte de equipe que atingiu cerca de 10 mil funcionários, quase 3% de sua força de trabalho.

Leia mais 6z23s

MORDIDA

Em vez de demitir, Intel resolve cortar salários 49245i

Há 842 dias
PLANOS

Onda de demissões chega à SAP 3m694j

Há 848 dias
MASSA

IBM vai demitir 3,9 mil 4t325j

Há 848 dias
VALE DO SILÍCIO

Fundo britânico quer mais 30 mil demissões no Google 2v5b6l

LAYOFF

Google demite 12 mil p662g

CORTES

Microsoft demite 10 mil pessoas 4n2a2f