
A Unisinos ou a realizar eventos quinzenais sobre blockchain. Foto: Divulgação.
A Unisinos, universidade com sede em São Leopoldo e unidade em Porto Alegre, quer criar um ambiente de colaboração e disseminação de conhecimento sobre blockchain com o lançamento do Blockchain CoLab. A iniciativa conta com parceria das empresas Unicred, South System e SkyID.
A proposta do grupo é organizar encontros quinzenais sobre blockchain, entre eles meetups, fóruns de negócios e workshops. A novidade tem parceria com organizações como o Blockchain@Berkeley, laboratório da universidade californiana, e o Brazil+Crypto Valley Hub, da Suíça.
“É um hub colaborativo entre universidade, sociedade e empresas que tem o propósito de conectar o ecossistema para explorar oportunidades e alavancar os esforços de criação e disseminação de soluções, baseadas em blockchain, aos problemas que afetam os negócios e a sociedade”, explica Jorge Renato Verschoore, professor fundador do CoLab.
A partir da conexão pessoas interessadas no tema e disseminação de conhecimentos em blockchain, a iniciativa busca inspirar indivíduos e organizações a experimentarem modelos interativos de inovação com a tecnologia.
“O hub vai promover ações gratuitas e abertas para conectar o ecossistema. A ideia também é oferecer uma grade de formação que buscará trabalhar temas como introdução ao blockchain e blockchain para negócios”, relata Sandra Heck, co-fundador do Blockchain CoLab e professora convidada do MBA em Gestão e Negócios de Tecnologia da Informação da Unisinos.
Para a Unicred, uma das parceiras do novo grupo, esse será o primeiro momento de estudo sobre a nova tendência de tecnologia.
“Vimos a necessidade de nos envolvermos com o tema blockchain e o CoLab vem como uma oportunidade de trabalhar com o assunto e verificar maneiras de aplicar novas soluções nos negócios”, diz Fernando Fagundes, CEO da Unicred.
O executivo considera que o maior potencial da tecnologia está em operações de negócio não vinculadas à criptomoedas, apesar desta ser a origem do Blockchain.
“Pode ser ainda cedo para afirmar, daí a importância de iniciar estudos e experimentos em um grupo de colaboração, mas acredito que a tecnologia blockchain traduzirá, muito em breve, um novo momento de confiança entre empresas, em especial as instituições financeiras, e seus clientes e cooperados”, pondera Fagundes.
A Unicred é uma instituição financeira que reúne 34 cooperativas, às quais estão ligadas 238 unidades de atendimento ao cooperado - distribuídas em 10 estados.