
Premiação do torneio durante evento da SAP. Foto: divulgação.
A Vale, mineradora multinacional brasileira, venceu o torneio de inovação realizado durante o SAP NOW Brasil 2024, evento da multinacional alemã que reuniu 2,5 mil pessoas em São Paulo nos dias 3 e 4 de setembro.
Esta foi a primeira vez que a SAP fez uma competição do tipo no país. Dois dias antes do evento, os times de inovação da Vale, Embraer, Natura e Randoncorp se juntaram às equipes da alemã na sede da companhia, em São Paulo. Cada uma delas podia levar até cinco integrantes.
Na dinâmica, as empresas criaram e prototiparam soluções baseadas em IA generativa para seus respectivos desafios de negócios, em um sprint de desenvolvimento de dois dias.
Para isso, as companhias utilizaram soluções como a plataforma de desenvolvimento SAP BTP e a solução de desenvolvimento low-code SAP Build. Os projetos foram desenvolvidos com consultoria e orientação de especialistas da alemã e de startups brasileiras.
As duas finalistas foram a Vale e a Embraer, que se apresentaram na plenária principal do SAP NOW Brazil para um de jurados formado pelos executivos de startups Luis Martinez (goFlux), Lucas Ferreira (Tachyonix) e Anna Prosiuk (Bankuish).
Os três escolheram como vencedora a solução da Vale, que integra o controle de manutenções com a devolução automática de sobras de insumos para incentivar a reutilização e evitar descartes desnecessários.
Na primeira fase para seleção, os critérios avaliados foram: impacto da solução no negócio; storytelling; criatividade do material de apresentação; exploração de protótipo; e requerimentos técnicos.
Na fase dois, os avaliadores consideraram todo o conjunto de critérios da fase um acrescentando a análise de como as funcionalidades de IA incorporadas no protótipo contribuem para solucionar o desafio apresentado.
As startups que compam a banca também verificaram se as funcionalidades do protótipo são consistentes com o objetivo do negócio.
Com a vitória, a Vale se classificou para a etapa América do Sul da competição, que acontecerá em modo virtual entre os dias 29 e 30 de outubro. Na fase regional, as concorrentes serão as vencedoras do México, Chile e Colômbia.
A Embraer, vice-campeã no Brasil, propôs uma plataforma móvel baseada em IA e machine learning voltada para a gestão da qualidade nas empresas.
Segundo a fabricante de aviões, a solução permite que o usuário possa fazer o cadastro e tratativa de ocorrências de não-qualidade de forma ágil e segura, garantindo confiabilidade dos dados e promovendo redução de custos operacionais.
Já a Natura focou em influenciar suas consultoras de beleza a aperfeiçoarem seus pedidos. A Randoncorp, por sua vez, desenvolveu uma ferramenta de inspeção visual usando IA com o objetivo de melhorar os processos de controle de qualidade.
"Estamos convencidos da oportunidade que a IA trará para os negócios na América Latina. Atualmente, mais de 26 mil clientes em todo o mundo já utilizam inteligência artificial integrada às nossas soluções", conta Matheus Souza, CIO da SAP Latin America.
A Vale é cliente da SAP desde 2010 e conta com cerca de 800 pessoas dedicadas ao tema inovação no Brasil. No portfólio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), possui 365 projetos desenvolvidos em seis centros de pesquisa próprios.
Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação global. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2 mil quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos.
*Luana Rosales participou do SAP Now, em São Paulo, a convite da SAP.