.png?w=730)
Aena expandiu a sua atuação no Brasil, ando a operar mais 11 terminais aeroportuários, incluindo o de Congonhas (Foto: Divulgação)
A operação brasileira da Aena, operadora aeroportuária espanhola, adotou o sistema de gestão S/4 Hana, da SAP, em um projeto liderado pela T-Systems, empresa alemã focada em serviços em nuvem.
Em 2023, a Aena expandiu a sua atuação no Brasil, ando a operar mais 11 terminais aeroportuários, incluindo o de Congonhas.
Para garantir uma gestão integrada entre todos os 17 aeroportos sob sua concessão, foi preciso encontrar um ERP que se adequasse aos padrões globais da matriz.
Segundo a companhia, o objetivo era que a solução fosse customizada e adaptada, uma vez que a ferramenta já havia sido implementada nos aeroportos geridos pela Aena no Nordeste.
Na implantação, foi utilizada a metodologia SAP Activate, além do Power BI, para consolidação dos testes e maior visibilidade das informações em tempo real. O sistema entrou em funcionamento dentro de quatro meses.
O projeto ainda teve que levar em consideração as especificidades regulatórias de cada um dos 11 estados que fazem parte do grupo, o que aumentou ainda mais a complexidade da implementação.
Fundada em 1991, a Aena tem sede em Madri e afirma ser a primeira operadora aeroportuária do mundo. Sob sua gestão, estão 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha, além de mais 32 aeroportos na América e Reino Unido.
Já a T-Systems está presente no mercado desde os anos 2000 e hoje conta com escritórios em mais de 20 países, onde mais de 27 mil colaboradores trabalham. Em 2023, a empresa registrou receita de cerca de € 4 bilhões.