
Valec Engenharia usará o e-mail seguro do Serpro. Foto: Divulgação.
O Serpro irá prestar serviço de implantação e hospedagem do Expresso BR para a Valec Engenharia. Trata-se de um dos primeiros contratos de serviços para uso do Expresso V.3; uma plataforma de comunicação que opera na nuvem.
A informação foi publicada no Diário Oficial da União e divulgada pelo Convergência Digital.
De acordo com o contrato, o serviço de e-mail seguro será implementado na Valec Engenharia e irá atender a 1,5 mil usuários.
O custo de implantação da plataforma Expresso será de R$ 280,4 mil. A vigência do contrato será de 12 meses a contar de sua , ocorrida em 6 de janeiro deste ano.
O Expresso virou a ferrramenta oficial de comunicação do governo Dilma após a descoberta da espionagem da NSA, agência de Segurança dos Estados Unidos.
Segundo cálculos feitos pelo Serpro em novembro de 2013, a instalação do e-mail seguro em todos os ministérios teria um custo de R$ 300 milhões.
A ideia era implantar a ferramenta em todas as unidades até o segundo semestre de 2014, mas não houve informações oficiais sobre quais ministérios e autarquias, efetivamente, além do Ministério das Comunicações e da Presidência da República, adotaram o Expresso.
Outros contratos assinados no fim do ano ado ainda deverão ser anunciados oficialmente pela estatal de processamento de dados. O Expresso V.3 foi desenvolvido pelo Serpro com apoio técnico da Celepar - estatal de processamento de dados do Governo do Paraná.
A Valec é uma empresa pública, sob a forma de sociedade por ações, vinculada ao Ministério dos Transportes.
A função social da empresa é a construção e exploração de infraestrutura ferroviária. Compete à Valec, entre outras atividades, desenvolver estudos e projetos de obras de infraestrutura ferroviária; construir, operar e explorar estradas de ferro e promover o desenvolvimento dos sistemas de transportes de cargas sobre trilhos.