
Operadora é lider de mercado no segmento móvel. Foto: divulgação.
A Vivo contratou a Inventti, empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções para documentos fiscais eletrônicos, e a Oobj, focada na gestão desse mesmo segmento, para se adequar ao novo modelo de emissão de notas fiscais do setor de telecomunicações.
Batizado de Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (NFCom), o padrão se tornará obrigatório a partir de 1º de abril de 2025 para todas as companhias contribuintes de ICMS voltadas para telefonia, TV a cabo, TV aberta, Internet e rádio.
Segundo a operadora, o objetivo principal da medida é proporcionar visibilidade em tempo real às autoridades tributárias, simplificando as obrigações órias dos contribuintes.
Para Patricia Razzolini Orn, diretora de tecnologia financeira e corporativa da Vivo, essas parcerias permitem atender à nova exigência fiscal com a robustez necessária que o tema exige.
“Contamos com a experiência que a Inventti e a Oobj já possuem nesse mercado e os aspectos relacionados à alta disponibilidade e escalabilidade, em função do alto volume de notas que precisarão ser emitidas num curto período de tempo", afirma Orn.
Marca comercial da Telefônica Brasil, a Vivo atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional, com um portfólio de produtos para clientes B2C e B2B.
Com faturamento de R$ 52,1 bilhões, a empresa possui 100,9 milhões de os na rede móvel e é líder no segmento, com 38,8% do mercado.
A marca está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,4 mil com 4G e 2,9 mil municípios com 4,5G. Já a sua cobertura 5G chega a todas as capitais brasileiras.
Em atividade desde 2007, a Inventti é especializada em produtos e serviços de automação e gestão de processos tributários e contábeis. Hoje, é responsável por aproximadamente 10% das notas emitidas no Brasil.
Sua plataforma tem mais de 30 mil clientes de diversos setores em todo o país, entre eles Carrefour, JBS, Accor, BMW, Riachuelo e Ambev, ultraando a marca de 1 bilhão de documentos fiscais transacionados por ano.
Já a Oobj foi fundada em 2008 e atua em todo território nacional. A empresa faz parte do Grupo eSales, que atua há mais de 25 anos com soluções para documentos fiscais, logística, finanças, file transfer e analytics.
A companhia oferece com soluções para emissão, recebimento, armazenamento e inteligência para documentos fiscais eletrônicos a mais de 25 mil clientes. Entre eles, estão nomes como Coca-Cola, Samsung, O Boticário, Outback, Telefônica e Atlas Schindler.