SEMINOVOS

Voke investe em startup de seminovos 372j6f

Solução da Renov avalia celulares e outros eletrônicos usados em minutos. m1qg

18 de dezembro de 2024 - 10:30
Matheus Mundstock e Ismael Kolling, da Renov, e Rene Almeida (centro) da Voke - Foto: Divulgação

Matheus Mundstock e Ismael Kolling, da Renov, e Rene Almeida (centro) da Voke - Foto: Divulgação

A Voke, empresa paulista especializada em locação de equipamentos de TI e revenda de seminovos, fez um investimento de valor não revelado na Renov, uma startup dona de um software de avaliação de equipamentos usados.

A solução da Renov é usada no chamado “trade in”, quando uma varejista aceita um equipamento usado como parte de um pagamento de um novo. 

A aplicação da Renov avalia o estado físico e o funcionamento de smartphones, tablets e computadores por meio de câmeras, algoritmos e inteligência artificial e, adivinhe, informa, em poucos minutos, o valor comercial dos itens.

O consumidor brasileiro ainda não tem o hábito de adquirir produtos por meio de troca, se comparado com o mercado estrangeiro. Estima-se que apenas 5% utilizem esse método no Brasil, frente a 25% da média global.

Segundo a Renov, foi percebido que lojas que sugerem o método de trade-in tiveram um aumento de 20% no ticket médio de compra e de 70% nos agregados, como garantias e seguros.

"A parceria com a Renov reforça nosso compromisso com um modelo de negócios mais sustentável e circular. Compartilhamos os mesmos valores e propósitos, com um foco claro na promoção da circularidade e no impacto positivo ao meio ambiente", afirma Renê Almeida, co-CEO da Voke.

Além de ser aplicada em lojas do varejo físico, a tecnologia da Renov está sendo lançada para o e-commerce em parceria com alguns varejistas. O cliente pode fazer a avaliação diretamente de sua casa, sem a necessidade de se dirigir ao local para levar o item.

A Renov foi fundada há pouco mais de um ano, em 2023, e conta com dois executivos experientes em empresas do varejo nacional: Matheus Mundstock, que atuou por mais de 11 anos na iPlace como gerente e diretor, e Ismael Kolling, que também ou pela iPlace.

A iPlace é uma das maiores revendas de equipamentos da Apple no Brasil e tem por trás o grupo industrial gaúcho Herval. 

Em pouco tempo, a startup já apresenta números expressivos, com 10% a 40% dos aparelhos vendidos por seus parceiros sendo adquiridos por meio da troca de um produto seminovo como forma de pagamento.

A Renov atua em 21 estados brasileiros, incluindo uma parceria com o Grupo Gazin, e planeja ampliar sua presença para mais de 2.000 pontos de venda até 2025.

A Voke, que já atua na locação de Hardware-as-a-Service (HaaS), pretende, com o investimento na Renov, ampliar sua presença no mercado de equipamentos seminovos, no qual vem ensaiando uma presença nos últimos tempos com lojas temporárias e um site de e-commerce.

A empresa tem realizado aquisições estratégicas ao longo do tempo para expandir sua liderança no país.

Entre as aquisições estão a Suprisul, que atua no interior de São Paulo; a CSI Locações, focada no Norte e Nordeste; a ATTA Tecnologia, especializada em tablets para o varejo alimentício, presente em mais de 300 cidades; e a Renter, voltada para pequenas e médias empresas no interior de São Paulo.

A empresa tem como meta dobrar sua base de equipamentos locados, ando de 500 mil para 1 milhão até 2030.

A Voke conta com mais de 800 colaboradores e está presente em 4.300 municípios brasileiros. Entre seus clientes estão Pague Menos, Piay, Rumo Logística, EMS, Hypera, Riachuelo, Claro, entre outros.

Leia mais 6z23s

SOMANDO

Voke compra mais duas 6o6i4s

Há 191 dias
DE OLHO

Voke tem diretor focado em aquisições 5t5u50

Há 248 dias
OUTSOURCING

Voke compra CSI Loctech por R$ 17,9 mi 1k1f5h

Há 262 dias
OUTSOURCING

Voke compra Suprisul 4l43o

TRICOLOR

Hendges, ex-Herval, assume TI do Grêmio 2u2419

CIRCULAR

Grupo Herval volta a vender iPhones seminovos 3g6966