
Foto: domiriel/Flickr
A Whirlpool, multinacional norte-americana que controla a Embraco, a Brastemp e a Consul no Brasil, é a empresa mais inovadora da região Sul.
É o que apontou um ranking elaborado pelo projeto Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã há oito anos em parceria com a Edusys. Neste ano, a listagem teve apoio técnico da Fundação Dom Cabral.
A lista das 10 mais inclui por ordem Intecnial, Semeato, Grendene, Grupo Weg, Stemac, Prati, D & Cia, Stara, PUC-RS e Grupo Artecola.
O gerente geral de design e inovação de Whirlpool Latin America, Mario Fioretti, estará em Porto Alegre nesta quinta-feira, 03, participando do “Gerenciando a inovação na cadeira de fornecedores”, às 19h30 no Hotel Plaza São Rafael.
O contará ainda com Eros Jantsch, um dos nomes que rege a inovação da curitibana Bematech, especializada em soluções para o varejo, e com um representante de um case gaúcho, Roberto Astor Moschetta, diretor do Parque Cientifíco e Tecnológico da PUC, o Tecnopuc.
Para estar entre as empresas que mais inovam no Sul, as empresas responderam um questionário de 43 perguntas que avaliou seis dimensões da inovação: 1) Estrutura e Cultura Organizacional; 2) Ações, Foco no Esforço da Inovação; 3) Criatividade e Desenvolvimento Inicial; 4) Tratamento e Orientação à Inovação; 5) Atitude; 6) Resultados da Inovação na Organização.
Foram convidadas a participar da pesquisas as 500 maiores empresas do Sul listadas no ranking Grandes & Líderes, elaborado por Amanhã e PwC.