
A Wilson's Truck Lines gerencia uma frota de mais de 600 carretas. Foto: Robert Archer
A Wilson's Truck Lines, empresa canadense de logística e transporte, contratou a Datainfo para desenvolver um software em low-code para automatizar, acelerar e digitalizar as operações de verificação de pátio.
Como base da solução, foi utilizada a plataforma Oracle APEX e o Oracle Autonomous DB, que funcionam como um banco de dados que habilita o projeto — feito no Canadá.
Segundo a Wilson's, o objetivo da ferramenta era reduzir o tempo de captura, validação e compartilhamento das informações de campo, promovendo a comunicação com equipes de carga em tempo real, reduzindo erros e aumentando a produtividade.
A necessidade da solução, acelerada pela pandemia de Covid-19, veio da equipe de TI da companhia, que precisava de uma ferramenta para agilizar a verificação de pátio e o despacho dos motoristas que manobravam os trailers para carga e descarga.
Esse procedimento levava entre seis e oito horas por dia. Um operador anotava as informações em uma planilha de papel, que era digitalizada quando ele retornava ao escritório.
Neste momento, cerca de 30% da informação já havia mudado, pois muitos caminhões já tinham partido ou mudado de status.
Com a nova solução, o operador anda pelo pátio com um dispositivo, escaneia um código de barras na carreta, seleciona o conteúdo do trailer entre as opções disponíveis na tela e envia as informações para o sistema.
Funcionando via geolocalização, o software pode controlar em qual centro de distribuição a carga está, a especificação da carreta ou se o veículo tem alguma avaria.
O monitoramento é feito em tempo real, com todos os dados da coleta de campo contabilizados.
Na checagem anterior, o operador levava de três a cinco minutos por trailer e, com o sistema, leva apenas 30 segundos.
“Os usuários adoraram o novo sistema. Ele é especialmente importante para agilizar os relatórios, porque a solução nos trouxe agrupamento, ordenação, visualização de gráficos e integração com e-mails”, avalia Giovani Cani, vice-presidente de TI delivery da Wilson's Truck Line.
A implementação da ferramenta durou dois meses e contou com outro módulo, o Shunt Management System (SMS), que faz o gerenciamento dos motoristas que manobram os trailers no pátio.
Anteriormente, a comunicação para levar determinado trailer a um portão era feita por sistema de rádio, o que provocava erros de entendimento de instruções e não gerava registro ou controle das informações.
Com o SMS, o operador informa no sistema as especificações do trailer — como eixos, tamanho e tipo de abertura — e o porta-destino. As informações, então, chegam no dispositivo do motorista, que vê os dados e a entrega corretamente.
Além de oferecer registro das atividades, também é possível ver no sistema se o trailer pretendido para atender à demanda tem alguma avaria ou precisa ar por manutenção preventiva.
Fundada em 1937, a Wilson's Truck Lines faz parte do Wilson Logistics Group e atua nas províncias de Ontário e Québec, no Canadá.
Atualmente, a empresa gerencia uma frota de mais de 600 carretas e quatro centros de distribuição, em um total de 500 portas para carga e descarga.
Já a Datainfo foi fundada em 2002 e é sediada em São Paulo, contando com 11 unidades no Brasil e 700 funcionários.
No ano ado, a companhia teve um faturamento de R$ 80 milhões, uma alta de 29%. Em 2022, a meta é manter o ritmo, chegando nos R$ 100 milhões, e aumentar o número de funcionários, com 200 novas contratações.
A Datainfo também é certificada CMMI nível 3, um selo de qualidade de desenvolvimento de software que relativamente poucas empresas têm no país.