Windows 8: janelas e ladrilhos touch 264933

O novo Windows, esperado para 2012, deve marcar uma mudança radical na interface gráfica do sistema operacional mais utilizado do planeta. Nessa quarta-feira, 01, a equipe que trabalha no design do software publicou um vídeo com algumas das mudanças no YouTube. Saem as janelas, entra o azulejo 3e5952

02 de junho de 2011 - 10:09
Nova interface do Windows privilegia o touch screen

Nova interface do Windows privilegia o touch screen

O novo Windows, esperado para 2012, deve marcar uma mudança radical na interface gráfica do sistema operacional mais utilizado do planeta.

Nessa quarta-feira, 01, a equipe que trabalha no design do software publicou um vídeo com algumas das mudanças no YouTube.

Saem as janelas, entra o azulejo
Uma das primeiras alterações é a saída da barra de inicialização, classicamente posicionada no rodapé do desktop, que agora dá lugar a uma tela inicial, ou mosaico.

Nele, há o que a Microsoft chamou de “Tiles” (literalmente, azulejos ou ladrilhos) onde não só o nome, como informações fornecidas pelo aplicativo, são exibidas.

Outra mudança é na interface de janelas, que é substituída pela exibição em tela cheia das aplicações.

Apps mais fáceis
Segundo a Microsoft, o novo sistema operacional – com o codinome Windows 8 até o momento – virá com as tecnologias HTML5 e JavaScript, o que deve facilitar a criação de novas aplicações.

Não fica claro, no entanto, se os aplicativos para o Windows 8 serão exclusivamente baseados em HTML5, JavaScript e outras tecnologias web ou ainda será possível usar as ferramentas já oferecidas pela Microsoft e outras empresas para o ambiente Windows.

É uma forma da Microsoft trazer o modelo já bem-sucedido  da Apple, com a App Store, para o PC, apesar de não ter sido anunciada uma loja específica para o novo sistema operacional.

A interface é predominantemente para telas sensíveis ao toque – tecnologia bastante presente em smartphpnes e tablets, e em alguns notebooks e desktops, especialmente os modelos all in one.

Teclado para os dedões
O sistema operacional tem, por exemplo, dois teclados virtuais – um convencional, na formação QWERTY, e outros para os polegares, com as teclas aglutinadas nos cantos das telas, para facilitar a digitação em um tablet, por exemplo.

“Eles são desenhados para touch, mas também funcionam bem com o ouse ou o teclado”, explica Jensen Harris diretor da unidade de experiência de usuário do Windows.

Quem é um fã da interface convencional também oide experimentá-la, especialmente ao abrir softwares como o Excel ou o gerenciador de arquivos.

Windows em toda a parte
Ao que tudo indica, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, quer fazer valer sua declaração de que o Windows estará em toda a parte, dada em janeiro desse ano na CES 2011.

“Seja qual for o dispositivo, o Windows estará lá”, garantiu o executivo.

Não só o próprio Harris repete a declaração no vídeo da MS, como sites especializados têm dito que o Windows 8 é o Windows Phone 7 transposto para desktops.

Além disso, o Windows 8 rodará em processadores ARM, hoje embarcados na maioria dos tablets e smartphones à venda no mercado da eletrônica de consumo.

Carro-chefe
O Windows 7, última versão do sistema operacional, foi lançado pela empresa em novembro de 2009. A companhia espera vender este ano 350 milhões de computadores com esse sistema.

Hoje, segundo dados da empresa de métricas na internet NetApplications, o Windows tem uma participação de mercado de 88,7%, considerando todas as suas versões.

No ano ado, a Microsoft teve faturamento de US$ 62 bilhões, a divisão do Windows respondeu por 29% do total.

Confira o vídeo postado pela Microsoft abaixo (em inglês).

Leia mais 6z23s

MS vai de Mango no Brasil contra Apple 26g38

Há 5113 dias

ARM quer metade do mercado móvel até 2015 14726m

MS: Windows para tablets até sábado? 1a7357

Lula fala em evento da Microsoft 4a1f6g

Investidor pede a cabeça de Ballmer 304b4w

Nos EUA, MS dá Xbox para vender Windows 465k

Microsoft: lucro menor, Kinect em alta 125v5t

MS: Windows 8 em janeiro? 3q5j2f