
Nova interface do Windows privilegia o touch screen
O novo Windows, esperado para 2012, deve marcar uma mudança radical na interface gráfica do sistema operacional mais utilizado do planeta.
Nessa quarta-feira, 01, a equipe que trabalha no design do software publicou um vídeo com algumas das mudanças no YouTube.
Saem as janelas, entra o azulejo
Uma das primeiras alterações é a saída da barra de inicialização, classicamente posicionada no rodapé do desktop, que agora dá lugar a uma tela inicial, ou mosaico.
Nele, há o que a Microsoft chamou de “Tiles” (literalmente, azulejos ou ladrilhos) onde não só o nome, como informações fornecidas pelo aplicativo, são exibidas.
Outra mudança é na interface de janelas, que é substituída pela exibição em tela cheia das aplicações.
Apps mais fáceis
Segundo a Microsoft, o novo sistema operacional – com o codinome Windows 8 até o momento – virá com as tecnologias HTML5 e JavaScript, o que deve facilitar a criação de novas aplicações.
Não fica claro, no entanto, se os aplicativos para o Windows 8 serão exclusivamente baseados em HTML5, JavaScript e outras tecnologias web ou ainda será possível usar as ferramentas já oferecidas pela Microsoft e outras empresas para o ambiente Windows.
É uma forma da Microsoft trazer o modelo já bem-sucedido da Apple, com a App Store, para o PC, apesar de não ter sido anunciada uma loja específica para o novo sistema operacional.
A interface é predominantemente para telas sensíveis ao toque – tecnologia bastante presente em smartphpnes e tablets, e em alguns notebooks e desktops, especialmente os modelos all in one.
Teclado para os dedões
O sistema operacional tem, por exemplo, dois teclados virtuais – um convencional, na formação QWERTY, e outros para os polegares, com as teclas aglutinadas nos cantos das telas, para facilitar a digitação em um tablet, por exemplo.
“Eles são desenhados para touch, mas também funcionam bem com o ouse ou o teclado”, explica Jensen Harris diretor da unidade de experiência de usuário do Windows.
Quem é um fã da interface convencional também oide experimentá-la, especialmente ao abrir softwares como o Excel ou o gerenciador de arquivos.
Windows em toda a parte
Ao que tudo indica, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, quer fazer valer sua declaração de que o Windows estará em toda a parte, dada em janeiro desse ano na CES 2011.
“Seja qual for o dispositivo, o Windows estará lá”, garantiu o executivo.
Não só o próprio Harris repete a declaração no vídeo da MS, como sites especializados têm dito que o Windows 8 é o Windows Phone 7 transposto para desktops.
Além disso, o Windows 8 rodará em processadores ARM, hoje embarcados na maioria dos tablets e smartphones à venda no mercado da eletrônica de consumo.
Carro-chefe
O Windows 7, última versão do sistema operacional, foi lançado pela empresa em novembro de 2009. A companhia espera vender este ano 350 milhões de computadores com esse sistema.
Hoje, segundo dados da empresa de métricas na internet NetApplications, o Windows tem uma participação de mercado de 88,7%, considerando todas as suas versões.
No ano ado, a Microsoft teve faturamento de US$ 62 bilhões, a divisão do Windows respondeu por 29% do total.
Confira o vídeo postado pela Microsoft abaixo (em inglês).