MICROBLOG

X, antigo Twitter, volta ao ar temporariamente com instabilidades 2w6n5l

STF afirma que episódio se trata de uma falha no bloqueio da plataforma no Brasil. 41o3c

18 de setembro de 2024 - 13:06
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

O X, antigo Twitter, voltou a funcionar temporariamente no celular de alguns internautas com instabilidades na manhã desta quinta-feira, 18, depois de quase 20 dias de ter seu bloqueio determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Mesmo com os posts e as imagens demorando para carregar, o assunto foi o mais comentado da rede no Brasil, ficando em primeiro lugar nos trending topics com cerca de 16,5 mil publicações comemorando a volta da rede.

As timelines estão tomadas por pessoas querendo atualizar suas contas com suas opiniões sobre as mais recentes polêmicas do mundo, como a cadeirada que Luiz Datena (PSDB) deu em Pablo Marçal (PRTB) durante um debate no último domingo, 15, à noite.

O Supremo Tribunal Federal afirma que a decisão sobre o bloqueio da plataforma não foi revertida e que a falha provavelmente se trata de uma instabilidade.

NOVELA

Em meio a longos meses de vai e vem e polêmicas que incluem um processo por parte do Twitter contra a desistência do acordo, Elon Musk adquiriu a rede social por US$ 44 bilhões em outubro de 2022.

Desde sua chegada à liderança do Twitter, o bilionário tem desmembrado rapidamente a rede social, preocupando anunciantes e desagradando usuários.

Apenas em novembro de 2022, Musk demitiu cerca de 3,7 mil funcionários, quase 50% de todo o quadro antes composto por 7,5 mil pessoas. Como resultado, mais de 500 ex-funcionários moveram ações legais contra o dono da Tesla.

Outra decisão que gerou polêmica foi o afrouxamento dos mecanismos de moderação, que permitiu a restituição de perfis antes banidos, como os de Kanye West e de Donald Trump.

O empresário até já itiu em um tweet que precisaria investir suas economias de uma vida inteira na companhia para que ela saísse da pista expressa para a falência.

Na época, o Twitter registrou uma queda de 40% em sua receita diária depois de mais de 500 dos principais anunciantes da plataforma interromperem seus negócios com a companhia devido à nova gestão.

Em dezembro, Musk realizou uma enquete em seu perfil para que os usuários decidissem se ele deveria deixar a direção do Twitter.

Insatisfeita, a maioria de 57,5% votou a favor da saída do executivo, levando-o a anunciar que iria resignar a posição de CEO assim que encontrasse alguém “tolo” o suficiente para aceitar o trabalho.

Em 2023, a rede social anunciou Linda Yaccarino, ex-presidente global de publicidade e parcerias da NBC Universal, como a nova CEO da empresa.

Em um conflito mais recente, Musk se envolveu em uma rusga com Alexandre Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, diante de descumprimentos da empresa no país.

Como resultado, o ministro decretou o bloqueio imediato do Twitter nacionalmente no último dia 31.

Com a decisão, restam na rede social brasileiros que moram fora do país e aqueles que estão usando soluções de VPN para ar a plataforma.

Diante da nova realidade, um grande contingente de usuários da rede social migraram para o BlueSky, fundado originalmente por Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter. 

Nesse cenário, a plataforma da borboleta recebeu na última semana mais de 2 milhões de novos usuários, dos quais 90% são brasileiros.

Recentemente, Moraes determinou também o bloqueio das contas bancárias do X e da Starlink. Em seguida, foram transferidos R$ 18,5 milhões em dívidas para a conta da União.

Leia mais 6z23s

POLÍTICA

Trump promete chamar Musk para governo 46561

Há 259 dias
DE BOAS

Elon Musk faz as pazes com anunciantes em Cannes 42z4k

Há 333 dias
ADEUS

do X no Brasil pede para sair 174f25

Há 403 dias
EQUIPE

X: time pequeno e novato vai segurar o rojão 5b325h

VERDÃO

E-mails do Palmeiras vão parar no Twitter 3p6k3r

FUTEBOL

Perfil do Vitória é hackeado no X 3s3a1y